Leia o trecho a seguir:
“Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Construtor e pintor entenderam bem as indicações que lhes fiz: é o mesmo prédio assobradado, três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas. Na principal destas, a pintura do teto e das paredes é mais ou menos igual, umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos bicos, de espaço a espaço. Nos quatro cantos do teto as figuras das estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não alcanço a razão de tais personagens. Quando fomos para a casa de Mata-cavalos, já ela estava assim decorada; vinha do decênio anterior. Naturalmente era gosto do tempo meter sabor clássico e figuras antigas em pinturas americanas. O mais é também análogo e parecido. Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro. Uso louça velha e mobília velha. Enfim, agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é pacata, com a exterior, que é ruidosa.”
(Dom Casmurro, de Machado de Assis).
A partir do texto lido e de seus conhecimentos acerca da obra, assinale a opção INCORRETA.
A) No romance “Dom Casmurro”, o fato de a história ser contata através de um narrador onisciente compromete a objetividade da narrativa.
B) Na obra “Dom Casmurro”, Bento vive recluso, torna-se viúvo e, tempos depois, perde o filho que não criou e tem uma sensação de alívio.
C) Na obra “Dom Casmurro”, o narrador pretende envolver o leitor, pois quer seu apoio ao defender que sua mulher estava envolvida com seu melhor amigo, Escobar.
D) Na história, Capitu não se defende, o que a torna mais suspeita para o marido, contudo, não há provas de sua traição.
A resposta incorreta é: "A) No romance “Dom Casmurro”, o fato de a história ser contata através de um narrador onisciente compromete a objetividade da narrativa."
Na realidade o fato de Dom Casmurro ser escrito no formato de narrador onisciente e não-onisciente (pois ele também é o personagem principal e a unica verdade que possui é a sua) reforça o objetivo da narrativa. A vontade demonstrada pelo autor é a subjetividade e a dúvida (afinal, traíu ou não traíu?). Por mais que Bentinho busque te provar que ele foi traído por Capitu, o modelo de narrativa conscientemente demonstra que ele não pode ser 100% confiavel. Logo, a questão é incorreta.
A resposta é a alternativa A.