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Poesia lírica e erótica do barroco

Questão 5- Na poesia lírica e erótica do barroco Gregório de Matos, a figura da mulher se faz presente. Como ela é vista nesses poemas?

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2 respostas
Professora Vanesa C.
Respondeu há 5 anos
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Bom dia, João. 

 

O autor Gregório de Matos recebeu o apelido de BOCA DO INFERNO justamente por esse tipo de produção lírica. 

A mulher era vista de forma carnal, capaz despertar os desejos do homem. 

Este é um dos motivos dele ser chamado por um apelido tão carinhoso.????

 

Espero ter ajudado. 

 

Profe Vanesa Colle

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Professor Gil M.
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Respondeu há 5 anos
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Na lírica erótica o poeta revela uma concepção do amor carnal com destaque a uma linguagem que beira obscenidade no trato do tema do amor e mulher do séc 17 Ex O Amor é finalmente um embaraço de pernas, uma união de barrigas, um breve tremor de artérias. Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas; quem diz outra coisa, é besta." Em outro texto À mesma D. Ângela” Anjo no nome, Angélica na cara, Isso é ser flor, e Anjo juntamente, Ser Angélica flor, e anjo florente, Em quem, senão em vós se uniformara? Quem veria uma flor, que a não cortara De verde pé, de rama florescente? E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus, o não idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu custódio, e minha guarda Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que tão bela e tão galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, Que me tenta, e não me guarda. Gregório de Matos Gregório desenvolve se por meio do jogo de palavras que é sempre transcrito nos poemas Líricos, e por meios de imagens, que neste caso é: “Ângela” = “Angélica” = “Anjo”, “flor” = “florente”. Na qual Gregório segue a tradição explorada por Camões ao comparar a beleza da mulher à natureza. O seu tema central é a contradição do poeta pela mulher “Ângela” que no poema ele colocar ao lugar da flor “metáfora da beleza” ,e objeto do desejo, em Anjo “metáfora de pureza” e símbolo da elevação espiritual A sua imagem é a de um Anjo, mas que tenta, e não guarda, e vem ai um grande toque barroco aparece no jogo de contradição revelado, se essa mulher é um anjo, como é possível que, em lugar de garantir proteção, causa apenas tentação ao lírico. A contradição entre o amar e o quere desemboca no paradoxo dos versos finais “Sois anjos que me tenta e não me guarda”. Assim a louvação a exaltação de uma beleza angelical termina com uma tentação demoníaca e que gera a imagem angelical feminina, e a tentação da carne que atormenta o espírito.

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