Há, atualmente, uma grande problemática nas realidades modernas, em que a prepotência capitalista desiguala o processo de direitos vigentes no Estado brasileiro. Sobre esse respeito, é possível refletir que a relação trabalho e lazer também sofre grande influência do sistema capitalista, ofertando lazer e entretenimento a poucos que possam pagar por essas atividades. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
I) as injustiças vividas pelo homem que trabalha — em especial aqueles da região norte do país — são responsáveis pelas desigualdades sociais.
II) a centralização do poder e a atual relação entre trabalho e lazer confluem para as desigualdades sociais.
III) as atividades de lazer, em especial os eventos culturais, podem contribuir para a diminuição das desigualdades sociais, por meio do acesso à cultura, educação e reflexão.
A esse respeito, é correto afirmar:
a. Apenas a II e a III estão corretas.
b. Apenas a I e a II estão corretas.
c. Apenas a I está correta.
d. Apenas a III está correta.
e. Apenas a II está correta.
Apenas a I está correta.
De fato, há uma centralização do poder vigente no sistema capitalista, principalmente nas mãos do empregador em detrimento do empregado. Assim, é possível observar que, muitas vezes, o próprio empregado não usufrui daquilo que produz. Dessa maneira, há um pensamento equiparado para as atividades de lazer que quase sempre são de acesso daqueles poucos que têm o "poder" de comprá-las. Em contraponto, é importante ressalvar que as atividades de lazer, em especial os eventos culturais, podem ser uma importante ferramenta para o acesso social, visto que têm características de livre manifestação, interação e conhecimento em seu cerne.
A