Uma grande fábrica irá lançar um novo sabão em pó no mercado. Principal fabricante de produtos de limpeza no país, a fábrica pretende inovar com um sabão menos poluente, que rende o dobro do produto comum. Percebeu-se, então, uma oportunidade de fortalecer a relação dos funcionários da fábrica com a empresa por meio desse novo produto.
Apresente TRÊS estratégias de marketing diferentes que podem ser adotadas com os colaboradores e como cada uma delas pode aproximar o colaborador da empresa.
Olá, endomarketing tem em sua essência a divulgação dos valores e atibutos de um marca, produto ou serviço dentro da própria empresa.
Seguindo a essência do conceito, sugiro 3 estratégias:
1) Degustação do novo produto:
Presentear os funcionários com amostras do novo produto estimulando o uso pessoal para que seja possível que eles vivenciam a experiência do que estão trabalhando e possa até compartilhar com seus familiares, amigos.
2) Ação digital via redes sociais:
Tranformar os colaboradores em "embaixadores" do produto, criando uma hashtag e até filtro para que eles possam compartilhar e usar nas próprias redes sociais compartilhando suas experiências participando do trabalho. Ex: #OrgulhodeSerSustentável
3) Informativos internos de lançamento:
E-mail marketing interno e publicações nos murais da empresa com foco em informar as pessoas sobre os benefícios do novo produto, data de lançamento e o propósito.
1. pesquisa interna sobre o produto. divulgação interna dos resultados com a definição do produto a ser lançado.
- Credibilidade interna e importância de opinião
- Integração das equipes com o produto
2. usar funcionários-chaves da empresa para a publicidade de lançamento dos produtos
- Credibilidade interna e externa
- Integração e comprometimento com o produto
3. venda periódica e promocional do produto aos funcionários
- Por se tratar de produto de limpeza, os funcionários pagarão preço de custo e se beneficiarão dessa economia
- Integrando essa necessidade de aumento de matéria-prima para a produção, possivelmente se reduz o custo do produto final.