Marketing é o conjunto de atividades e estratégias que visam promover e vender produtos ou serviços. Seu objetivo principal é entender e atender às necessidades e desejos dos consumidores, criando valor e construindo relacionamentos duradouros. O marketing abrange diversas áreas, incluindo pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, publicidade, branding, vendas e serviço ao cliente.
Os quatro pilares básicos do marketing, frequentemente conhecidos como "4 Ps", são:
Além disso, o marketing evoluiu com o tempo e, atualmente, inclui práticas como marketing digital, onde as marcas utilizam plataformas online e mídias sociais para alcançar e engajar com seus públicos. A análise de dados e o uso de tecnologia também se tornaram cada vez mais importantes para entender o comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
Marketing é a atividade de criar, comunicar e entregar valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Marketing é como contar a história do seu negócio de forma que as pessoas certas a ouçam, se interessem e queiram fazer parte dela, seja comprando, recomendando ou interagindo com sua marca. É entender as necessidades das pessoas e conectar o que você oferece com o que elas procuram.