Olá, Mariana, tudo bem?
Os departamentos de marketing estão modificando suas estruturas com o passar do tempo. Depende muito do porte da empresa.
Muitas vezes o próprio gestor ou sócio faz esse trabalho. Nas empresas médias e grandes, há um departamento de marketing nas dependências ou são terceirizadas através de consultores ou agências.
Em ambos os casos, o profissional é responsável por todo processo de imagem da empresa. Ele muitas vezes cria materiais ou orienta como devem ser feitos esses materiais às empresas terceirizadas, por exemplo. Ele precisa ter uma visão não somente em peças publicitárias, mas também o relacionamento com o cliente, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) estarem andando de maneira efetiva e em harmonia. Por exemplo, numa empresa de e-commerce o profissional de marketing deve atentar-se ao tempo da logística que a transportadora leva para o produto chegar no cliente e se chegou em bom estado, embalagem adequada também. Pois o cliente precisa perceber satisfação daquele produto, inclusive no prazo. Se algo errado ocorre, o marketing pode estar errando em algum ponto e deve ser rapidamente corrigido. Enfim, são muitos pontos a serem cuidados, pois todo contato com o cliente é fazer marketing.
Espero ter ajudado.
Dúvidas, fico à disposição.
Professora Jociane