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A Top-Quality Stores, Inc., é dona de uma cadeia nacional de supermercados. Brevemente a empresa estará abrindo uma nova loja, e o local adequado foi escolhido em uma área atraente e de crescimento rápido.
Na discussão de como a empresa pode comprar o imóvel desejado e demais instalações necessárias à abertura da nova loja, Sam Watkins, vice-presidente encarregado de vendas, comentou:
“Sei que a maior parte dos nossos concorrentes está começando a arrendar instalações, em vez de comprá-las, mas não consigo ver o fundamento econômico disso. Nosso pessoal de desenvolvimento me disse que podemos comprar o local, construir nele e comprar todos os móveis e utensílios necessários por apenas $850.000. Também me informaram que o custo de impostos prediais, seguro e conservação será de $20.000 por ano. Quando se imagina que o plano é manter o local por 18 anos, o custo total será de $1.210.000. Mas, quando se leva em conta que a propriedade valerá pelo menos meio milhão em 18 anos, isso significa custo líquido para nós de apenas $710.000. Quanto custa arrendar o imóvel?”.
“Entendo que a Beneficial Insurance Company esteja querendo comprar o terreno, construir o prédio, fazer as instalações de acordo com as nossas especificações e depois arrendá-los para nós, por 18 anos, com pagamento anual de $120.000”, replicou Lisa Coleman, vice-presidente executiva da companhia.
“A questão é exatamente essa”, disse Sam. “A $120.000 por ano, vai nos custar $2.160.000 em 18 anos. Isso é três vezes o que nos custaria construir, e o que teremos ao final? Nada! O prédio pertenceria à companhia de seguros!”.
“Você está esquecendo de algumas coisas”, contestou Lisa. “A tesouraria informa que poderíamos dispor de apenas $350.000 para a compra, e então teríamos que pagar os outros $500.000 em quatro anos, a $175.000 por ano. Desse modo, há juros envolvidos na compra que você não levou em consideração”.
“Mas esse bocadinho de juros não é nada em comparação com os mais 2 milhões de arrendamento” disse Sam. “Se arrendarmos, também teremos que depositar $8.000 em garantia, que só recuperaremos no final. Além disso, ainda teríamos que pagar todos os reparos anuais e custos de manutenção, exatamente como se a propriedade fosse nossa. Não admira que essas companhias de seguro sejam tão ricas, se elas conduzem o negócio dessa maneira”.
“Bem, vou admitir que ainda não tenho todos os números classificados”, respondeu Lisa. “Mas tenho a decomposição do custo operacional do prédio, que inclui $7.500 anuais de imposto predial, $8.000 de seguros e $4.500 de reparos e manutenção. Se fizermos o arrendamento, a companhia de seguros ficará com os custos do seguro e o proprietário terá que pagar os impostos prediais.
Vou juntar tudo isso e ver se o arrendamento tem alguma relação com a nossa taxa de retorno, de 16%. O presidente quer uma exposição e um parecer do comitê executivo amanhã.
Vamos ver, o setor de análise disse que a primeira parcela do arrendamento deve ser feita agora, e as seguintes, nos anos 1 a 17. Disse também que a loja deve produzir fluxo líquido de entradas de caixa bem acima das demais lojas”.
PEDE-SE (ignore o imposto de renda)
1- Determine, pelo método do Valor Presente Líquido, se a Top-Quality Stores, Inc., deve arrendar as novas instalações. Suponha que você fará a exposição perante o comitê executivo, lembrando que o presidente detesta relatórios malfeitos e desorganizados.
2- Qual resposta você dará na reunião, se Sam Watkins levantar a questão do Valor Futuro da venda do prédio?