1)Determine a equação geral da reta t que passa pelos pontos A (1, 3) e B (–1, 0). A)3x ? 2y + 3 = 0 ,B)3x + 2y + 3 = 0,C)4x + 2y + 3 = 0,D)3x ? 2y + 6 = 0,E)x ? y + 3 = 0 Qual das opções está correta :
2)Determine a equação geral da reta de inclinação de 135° que passa pelo ponto (0,5)
Sua pergunta ficou extremamente mal formulada. Com muito esforço fiz a primeira, a reta que passa pelos dois pontos é y=(3/2)x + (3/2)
Por favor dá um UP nessa resposta, abraço.
Para determinarmos a equação geral de uma reta utilizamos os conceitos relacionados a matrizes. Na determinação da equação na forma ax by c = 0 aplicamos a regra de Sarrus utilizada na obtenção do discriminante de uma matriz quadrada de ordem 3 x 3. Para utilizarmos uma matriz nessa determinação da equação feral devemos ter no mínimo dois pares ordenados (x,y) dos possíveis pontos alinhados, por onde a reta irá passar. Observe a matriz geral da determinação da equação geral: Na matriz temos os pares ordenados que devem ser informados: (x1, y1) e (x2, y2) e um ponto genérico representado pelo par (x, y). Observe que a 3º coluna da matriz é completada com o algarismo 1. Vamos aplicar esses conceitos na obtenção da equação geral da reta que passa pelos pontos A(1, 2) e B(3,8), veja: Ponto A temos que: x1 = 1 e y1 = 2 Ponto B temos que: x2 = 3 e y2 = 8 Ponto genérico C representado pelo par ordenado (x, y) Calcular o determinante de uma matriz quadrada aplicando a regra de Sarrus significa: 1º passo: repetir a 1º e a 2º coluna da matriz. 2º passo: somar os produtos dos termos da diagonal principal. 3º passo: somar os produtos dos termos da diagonal secundária. 4º passo: subtrair a soma total dos termos da diagonal principal dos termos da diagonal secundária. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade