Infelizmente, não posso criar ou mostrar fotos, mas posso te ajudar a entender como construir o gráfico da função quadrática (f(x) = x^2 - 6x + 13) e apresentar o processo passo a passo.
Para a função quadrática , temos: - - -
A equação é uma parábola e, como o coeficiente é positivo (1), a parábola se abre para cima.
O vértice da parábola é dado por ((h, k)), onde:
-
- Para encontrar , substituímos na equação da função:
Portanto, o vértice é ((3, 4)).
Para encontrar as raízes, resolvemos usando a fórmula quadrática:
Calculando o discriminante ((b^2 - 4ac)):
Como o discriminante é negativo, a equação não possui raízes reais. Isso significa que a parábola não cruza o eixo .
Então, a parábola intercepta o eixo y no ponto ((0, 13)).
Agora, o gráfico da parábola estará esboçado. Essa representação gráfica ilustra a localização e a forma da função quadrática dada.
Agata, não é possível inserir imagens no campo tira-dúvidas.
Algum professor pode resolver esse exercício, de forma detalhada, no campo Tarefas ou solicitando uma aula particular.
Boa noite!
Monte uma tabela e teste valores pequenos para ver como ela se comporta. No caso, a função é ax² + bx + c. Como a=1>0 a função tem concavidade para cima.
Primeiro, vamos ver se ela "corta" o eixo x...
delta = (-6)² - 4.1.13 ===>36 - 52 < 0 (não corta o eixo x porque não tem raíz real)
x=0===> 0 - 0 + 13 = 13
x=1===> 1² -6.1 + 13 ==>1 - 6 + 13 = 8
Até aqui a função só está diminuindo...
Perceba que para x = 6, temos:
6² -6.6 + 13 =13 (isso significa que a função voltou a crescer, pois 13 é maior que 8)
Pegando 3 pontos que descobrimos, vamos ter...
(1,8) ; (0,13) e (6,13)
Juntando esses pontos terá um "U" passando por eles