Área total do paralelepípedo

Qual é a área total do paralelepípedo retângulo cujas arestas medem 1/2,a/2,a^2/2 e o volume 64cm^3?

Priscila R.
Priscila
perguntou há 6 meses

Professor Matheus B.
Respondeu há 6 meses
Priscila, para calcular a área total, você precisa encontrar as áreas laterais e, para isso, você precisa encontrar o valor de 'a'. Como você sabe que o volume é o produto entre as 3 dimensões, podemos escrever

64 = 1/2 x a/2 x a^2/2

Ou seja, 64 = a^3 /8 , donde segue que a = 8 cm.

Assim, as arestas desse paralelepipedo medem 1/2, 4 e 32. Com isso, você tá apta a calcular cada uma das áreas laterais e, aí, basta somá-las. Abraços
Professora Nayara A.
A medida de cada lado é
X=1/2
Y=a/2
Z=a^2/2
O volume será sempre base x comprimento x altura que será neste caso X x Y x Z

Então: Volume = 1/2 x a/2 x a^2/2 = a^3/8

a^3/8 = 64
a^3 = 64x8 = 512
a= ³?512
a=8
Então, X=1/2 , Y=4 , Z=32
Num paralelepípedo retângulo a área total é calculada somando a área de todos os lados. Você tem 6 lados mas cada lado tem um lado oposto que tem a mesma área. Então a área total é:

A1 = X x Y = 1/2 x 4 = 2
A2 = Y x Z = 4 x 32 = 128
A3 = Z x X = 32 x 1/2 = 16

Área total = 2 x A1 + 2 x A2 + 2 x A3 = 2x2 + 2x128 + 2x16 = 292cm³
Professor Wesley F.
Olá Priscila!

Bem, creio que essa questao seja melhor entendida quando nós visualizamos o paralelepípedo. Como nao temos recursos de imagem aqui, peço que você acesse este link: https://drive.google.com/file/d/17wCjw19ppQMywEPU3ynmelZsbHSCr2kT/view?usp=sharing

Com a visualizaçao sendo possível, acredito que o entendimento seja melhor.

Agora vamos às contas:

Precisamos descobrir quanto mede a área de superfície desse sólido. Para fazer isso, precisamos descobrir quanto mede a área de cada uma de suas faces. Bem, como ele é um paralelepípedo reto-retângulo, sabemos que cada face é espelhada (em outras palavras, cada face possui uma outra igual e oposta a ela).

Sendo assim, vamos calcular quanto valem as faces A, B e C (marcadas na figura do link) . Depois vamos somá-las e, por último, multiplicar por dois.

Para a face A: temos que a face A é delimitada pela base de tamanho (a^2)/2 e altura a/2. Sua área será a multiplicacao desses dois valores. Logo, sua área é (a^2)/2*a/2=(a^3)/4.

Para a face B: temos que a face B é delimitada pela base de tamanho 1/2 e altura a/2. Sua área será a multiplicaçao desses dois valores. Logo, sua área é 1/2*a/2=a/4

Para a face C: temos que a face C é delimitada pela base de tamanho (a^2)/2 e altura 1/2. Sua área será a multiplicaçao desses dois valores. Logo, sua área é (a^2)/2*1/2=(a^2)/4

Entao a área total será 2*(A+B+C) que é 2*[(a^3)/4+a/4+(a^2)/4]. Parece uma expressao bem feia, mas nao se preocupe. Se encontrarmos o valor de "a", entao resolveremos o problema. Vamos entao encontrar o "a".

Falaram-nos no enunciado que o volume desse paralelepípedo é 64cm^3. Ora, mas como calcular o volume de uma figura dessas? Nós precisamos multiplicar o comprimento das três dimensoes (largura, altura e profundidade). Esses comprimentos já foram fornecidos no enunciado: 1/2, a/2, e a^2/2.

Entao: 64=(1/2)*(a/2)*(a^2/2)=(a^3)/8. Portanto, ao isolarmos "a", temos que a=8.

Agora, enfim, vamos encontrar a área que queremos: como a=8, a área é 2*[(8^3)/4)+8/4+(8^2)/4]=292.

Portanto, a área total da superfície do paralelepípedo é 292 centímetros quadrados.

Professores particulares de Matemática

Curitiba / PR
Mestrado: Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
Reforço Escolar de Matemática Matemática no Ensino Técnico Estatística Matemática - Ensino Fundamental II Trigonometria Funções Matemática para Ensino Superior
Olá galerinha! Sou o Luiz, professor de matemática, física e química. Tenho mais de 11 anos de experiência. Converse comigo e tire suas dúvidas. Até!
Conversar Whatsapp do professor Luiz E. Whatsapp do professor Luiz E. WhatsApp
Responde em 4 min
Graduação: Economia (USP - Universidade De São Paulo)
Fuvest Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Médio Matemática para Pré-Vestibular Matemática para Enem Acompanhamento em Matemática
Há alunos que têm boa vontade, porém não conseguem se organizar ou usam algum método ineficaz de estudo. O que ofereço é uma forma de facilitar, otimizar e maximizar o estudo individual. Sou estudante de Economia na Universidade de São Paulo (USP). Possuo experiencia com alunos de diversas faixas et ...
Conversar Whatsapp do professor Claudia M. Whatsapp do professor Claudia M. WhatsApp
Responde em 1 min
Curitiba / PR
Graduação: Barachel em Biotecnologia (PUC PR)
Professora de materias de exatas, biologicas , português e japonês. Venha aprender e sanar qualquer dificuldade. Metodologia personalizada.
Conversar Whatsapp do professor Bruna K. Whatsapp do professor Bruna K. WhatsApp