Características da língua

Matemática EM

Texto 1:

 

“Isto é, a língua, por um lado, é provida de uma dimensão imanente, aquela própria do sistema em si mesmo, do sistema autônomo, em potencialidade, conjunto de recursos disponíveis; algo pronto para ser ativado pelos sujeitos, quando necessário. Por outro lado, a língua comporta a dimensão de sistema em uso, do sistema preso à realidade histórico-social do povo, brecha por onde entra a heterogeneidade das pessoas e dos grupos sociais, com suas individualidades, concepções, histórias, interesses e pretensões. Uma língua que, mesmo na condição de sistema, continua fazendo-se, construindo-se.”

 

(ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009,p. 21)

 

Texto 2:

 

Retrato do artista quando coisa

 

A menina apareceu grávida de um gavião.

Veio falou para a mãe: o gavião me desmoçou.

A mãe disse: você vai parir uma árvore para

A gente comer goiaba nela.

E comeram goiaba.

Naquele tempo de dantes não havia limites para ser.

Se a gente encostava em ser ave ganhava o poder de alçar.

Se a gente falasse a partir de um córrego a gente pegava murmúrios.

Não havia comportamento de estar.

Urubus conversavam sobre auroras.

Pessoas viravam árvore.

Pedras viravam rouxinóis.

Depois veio a ordem das coisas e as pedras

Têm que rolar seu destino de pedra para o resto

dos tempos.

Só as palavras não foram castigadas com a ordem natural das coisas.

As palavras continuam com seus deslimites.

Nas suas conchas puras?

(BARROS, M. Retrato do Artista Quando Coisa. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 77)

Para cumprir a tarefa:

Leia os textos anteriores;

Relacione ambos os textos e explique o que você entendeu das características da língua

Foto de Simara L.
Simara perguntou há 1 ano

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Samuel S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

A partir dos textos apresentados, é possível observar algumas características da língua. No primeiro texto, de Irandé Antunes, a língua é descrita como possuindo duas dimensões: a dimensão imanente e a dimensão em uso. A dimensão imanente refere-se ao sistema da língua em si, como um conjunto de recursos disponíveis e prontos para serem ativados pelos falantes quando necessário. É uma potencialidade, um conjunto de regras e estruturas que compõem a língua.

Por outro lado, a língua também comporta a dimensão em uso, que está ligada à realidade histórico-social do povo. Nessa dimensão, a heterogeneidade das pessoas e dos grupos sociais entra em jogo, trazendo consigo suas individualidades, concepções, histórias, interesses e pretensões. Isso significa que a língua não é um sistema estático, mas sim algo que se constrói e faz-se constantemente através da interação dos falantes com a realidade em que estão inseridos.

No segundo texto, de Manoel de Barros, há uma valorização da liberdade e da criatividade da linguagem. O texto apresenta uma atmosfera poética, em que as palavras são descritas como mantendo seus "deslimites" e não sendo castigadas com a ordem natural das coisas. Essa liberdade da linguagem é retratada através de metáforas e imagens poéticas, em que as palavras têm a capacidade de criar um mundo onde as pedras podem se transformar em rouxinóis e as pessoas em árvores.

Dessa forma, a língua é vista como um sistema vivo, em constante transformação e influenciado pelas experiências individuais e coletivas dos falantes. Ela possui uma estrutura interna, mas também é flexível e adaptável às necessidades e contextos sociais. Além disso, a linguagem é valorizada como um meio de expressão criativo, capaz de ultrapassar os limites da realidade e abrir caminho para novas possibilidades de significação.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Matemática

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 120 / h
Samuel S.
São Paulo / SP
Samuel S.
4,4 (101 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 376 horas de aula
Tarefas resolvidas 61 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Funções Matemática para Ensino Fundamental Matemática para Ensino Superior
Doutorado: Física (Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA))
Professor doutor pelo ita e pós-doutor em física-matemática, com mais de 10 anos de experiência. Gravamos a aula de graça para você assistir depois!
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 860 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Porcentagem Matemática - Financeira Retas
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 55 / h
Marcos F.
Rio de Janeiro / RJ
Marcos F.
4,9 (1.329 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.677 horas de aula
Tarefas resolvidas 1.576 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Funções Matemática para Ensino Fundamental Álgebra Linear
Graduação: Intercâmbio Internacional e Graduação Sanduíche (Miami University)
Professor de matemática, física e química com 10 anos de experiência! Vem aprender comigo!
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online