Na frase "infrigiram os direitos das crianças"
Das crianças ao meu ver, deveria ser adjunto adnominal? Correto?
Pelo mesmo motivo que "Amor de Deus" é adjunto adnominal.
Agora se eu falar " Amor à Deus" é complemento Nominal.
E seu falar : Infrigiram os direitos às crianças" Seria complemento nominal.
Caso esteja errada, por gentileza, quero uma explicação coerente, e cite por gentileza alguma gramática confiável.
Grata.
QUero ressaltar que escolhi a disciplina de Português, pore´m não entra, apenas matemática, como também já tentei falar com um professor da USP, pagando e
não aparece a opção!
De acordo com o Dicionário Houaiss, o verbo "infringir" (desobedecer, violar...) é apenas transitivo direto. Isso significa que ele não rege preposição (quem infringe, infringe algo, e não a algo).
Logo, na frase "Infrigiram os direitos às crianças", o "às crianças" não está correto, porque o "às" é a junção da preposição "a" + o artigo "as". O que caberia seria "Infringiram os direitos das crianças", e, nessa frase, o "das crianças" seria adjunto adnominal.
Outro ponto importante é que o nome "direito" não necessita de complemente, logo ele não precisa de um complemento nominal, e "das crianças" é um adjunto.
Quando estiver em dúvidas sobre complemento nominal ou adjunto adnominal, tente tirá-lo da frase. Se ficar sem sentido é poque o substantivo precisa de um complemento. Complemento nominal. Se a frase ficar um pouco incompleta mas ainda tem sentido, é adjunto adnominal. Ele só está descrevendo ou caracterizando o substantivo. Segue essa dica. Saberá de qual dos dois se trata.