Uma rede de televisão local tem o seguinte problema: foi descoberto que o programa “A” com 12 minutos de música e 1 minuto de propaganda chama a atenção de 19.612 telespectadores, enquanto o programa “B”, com 9 minutos de música e 1 minuto de propaganda chama a atenção de 7.672 telespectadores. No decorrer de uma semana, o patrocinador insiste no uso de no mínimo, 5 minutos para sua propaganda e que não há verba para mais de 80 minutos de música.
Referência: SILVA, E. M. et al. Pesquisa Operacional. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2017. Texto adaptado.
Considerando esses dados, indique a quantidade de telespectadores se for destinado 16 minutos de música e 3 minutos de propaganda, que o patrocinador terá de alçance.
ATENÇÃO: Verifique a seguir o padrão que deve utilizar para o preenchimento do campo de resposta, caso contrário, sua resposta não será considerada correta.
Olá! Faltam dados para saber o que tem o início a ver com o final. O início fala de 80 min de música na semana e mínimo 5 min de propaganda. O final fala de 16 min de musica e 3 de propaganda. O problema dos 80 min de música dá para fazer. O dos 16 não dá para saber o que os programas A e B poderão ter de alteração para chegar na resposta. Sendo assim, segue a resolução somente do problema dos 80 min de música na semana:
Programa A: 80/12= 6 e resta 8 min. 6x12=72min de música e seus 6 min de propaganda correspondentes, intercalando a cada 12 min de música. 12min música+1min propaganda=19612 telespectadores, então, 6 vezes essa composição dá 6x19612=117672 telespectadores
Programa B: 80/12=8 e resta 8 min. 8x9=72min de música e seus 8 min de propaganda correspondentes, intercalando a cada 9 min de música. 9min música+1min propaganda=7672 telespectadores, então, 8 vezes essa composição dá 8x7672=61376 telespectadores
Nada foi falado sobre ter que intercalar os dois programas, nem condições para fazer isso, portanto, é o que dá para fazer. Se tiver mais informações para complementar o problema, não hesite em acrescentar para ser possível te ajudar melhor.