Foto de Juliana P.
Juliana há 11 anos
Enviada pelo
Site

Considere a função f(x) = ax², sendo a um número real não nulo. Se (0,0) é o ponto do gráfico de f(x) cujo quadrado da distância ao ponto (0,2) é mínimo,

então 'a' é igual a: R: 1/4
Matemática Geometria Funções Programação em R
1 resposta
Professora Aruana C.
Respondeu há 11 anos
Contatar Aruana

Oi, Juliana. Esta é mais uma questão de otimização, onde você vai precisar usar seus conhecimentos sobre máximos e mínimos de funções de 2º grau.

Ma antes, tem um pouquinho de geometria analítica, envolvendo distância entre dois pontos. Esta fórmula vc deve saber e é dada pelo teorema de Pitágoras: d² = (x1-x2)² + (y1-y2)² , onde x1, y1 e x2, y2 são as coordenadas dos pontos P1 e P2. Então montando a função que vai me dar a distância de qualquer ponto ao ponto (0,2), temos:

d² = (x-0)² + (y-2)²
d² = x² + y² - 4y + 4

Para pontos sobre a curva f(x) = ax². temos que y = ax². Substituindo:

d² = x² + a²x^4 - 4ax² + 4

Organizando:

d² = a²(x²)² + (1-4a)x² + 4

Temos uma função de 2º grau, onde d² é uma função de x² e a1 = a² , b = (1-4a) e c = 4 (para não confundir os dois "a", pois um é o coeficiente da função d² e outro é o da primeira função que estava no enunciado , chamei de a1 ).

Agora, aplicando o teorema de máximos e mínimos, sabemos que a abscissa do ponto mínimo ou seja, do vértice da parábola que representa a função d², é dada por Xv = -b/2a1 . E este valor mínimo , ou seja, a ordenada do vértice, é dado por Yv=-delta/4a1. Sabemos que ele ocorre quando x²=0 (pois foi dado no enunciado que temos d² mínimo no ponto (0,0) de f(x)=ax²). Então Xv=0.

Xv = -b/2a1
0 = -(1-4a)/2a²
0= -1+4a --> a = 1/4

Espero ter ajudado. Até mais!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar