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Durante uma aula de geometria, a professora pediu aos aluno

Durante uma aula de geometria, a professora pediu aos alunos para resolverem um problema envolvendo um polígono em que as medidas dos lados, expressas em metros, são números inteiros que estão em progressão aritmética (PA). O polígono tem um perímetro de 40 metros e os alunos devem descobrir o maior número de lados que esse polígono pode ter. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a resposta que deve ser encontrada pelos alunos. (A) 5 lados. (B) 3 lados. (C) 4 lados. (D) 6 lados.
Minerva IA
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Respondeu há 1 mês

Para resolver esse problema, vamos considerar que o polígono tem n lados e que as medidas dos lados formam uma progressão aritmética (PA). Sendo assim, vamos definir:

  • a1: o primeiro termo da PA (comprimento de um dos lados do polígono).
  • d: a diferença comum da PA.

O perímetro do polígono é dado pela soma dos comprimentos de todos os lados, ou seja:

n·a1+(n1)n2·d=40

Queremos maximizar n, o número de lados do polígono, com a condição de que a1 e d sejam números inteiros e que todos os lados do polígono, por serem comprimentos, também sejam positivos.

Vamos tentar algumas opções começando pelo maior número de lados:

  1. n=6:

Neste caso, a soma dos comprimentos dos lados é:

6a1+5·62d=40 6a1+15d=40

Experimentando valores inteiros simples:

  • Se d=1:

    6a1+15=406a1=25

    a1 não é um inteiro.

  • Se d=2:

    6a1+30=406a1=10

    a1 não é um inteiro.

Não conseguimos n=6.

  1. n=5:
5a1+4·52d=40 5a1+10d=40
  • Se d=2:

    5a1+20=405a1=20a1=4

    Como temos a1=4 e queremos que cada termo da PA seja positivo, a sequência é 4, 6, 8, 10, 12. Todos são inteiros e positivos, e a soma é 40.

Portanto, é possível concluir que o maior número de lados possível, mantendo a soma dos lados igual a 40, é 5 lados, ou seja, a resposta correta é a alternativa (A).

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