qual é o vértice e para onde está voltada a concavidade de uma parábola cujo foco é o ponto (-4,-1) e a reta diretriz tem equação y = 5?
Qual é o vértice e para onde está voltada a concavidade de uma parábola cujo foco é o ponto (-4,-1) e a reta diretriz tem equação y = 5?
Solução.
Dado que a reta diretriz é horizontal, então a parábola é vertical:
(y-k)2 = 4p(x-h)
onde C=(h,k) é o vértice da parábola. Neste caso o foco e a equação da reta diretriz seguem as seguintes fórmulas:
Foco: F = (h, k+p) = (-4,-1) => h = -4
Diretriz: y = k - p = 5
Segue-se
k - p = 5
k + p = -1
-----------
k = 2; p = -3 (negativo)
Portanto:
Para mais informação:
asesor.matematica.1990@gmail.com
Whatsapp: (11) 994414817
Primeiramente, observe que o parâmetro desta parábola é 2p = 6. Lembre-se que o parâmetro é a distância entre o foco e a reta diretriz. Neste caso, como a reta é paralela ao eixo y, devemos ter 2p = 5 - (-1) = 6. Assim, temos que o vértice está "na metade do caminho" do foco à reta diretriz, ou seja, chamando de V o vértice, V tem mesma coordenada x de F mas a coordenada y é tal que V está na condição destacada entre aspas. Assim, V tem coordenadas (-4, (-1+5)/2) = (-4,2). Voltando a olhar para o parâmetro, temos que p = 3, assim, de posse das coordenadas de V e do valor de p, podemos escrever a equação da parábola como segue:
(x+4)² = -4(3)(y-2).
Reescrevendo essa equação como y = (-1/12)x² - (2/3)x + 2/3, notamos que o coeficiente de x² é negativo, consequêntemente, a parábola tem concavidade para baixo.
Boa noite, Vitor.
Errata: terceiro caso: diretriz paralela ao eixo y, passando pelo primeiro e quarto quadrante.