Foto de Babi S.
Babi há 1 ano
Enviada pelo
Site

Equação do plano tangente

Como que mostra a fórmula do plano tangente para o caso de uma função z=f(x,y) que seja diferenciável.  Nesta questão interprete diferenciável como existente as derivadas parciais da função f

Professor Assis J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Assis
A fórmula do plano tangente a superfície z = f(x, y) em um ponto (a, b, f(a, b)) é: z - f(a, b) = f_x(a, b)(x - a) + f_y(a, b)(y - b), onde f_x(a, b) é a derivada parcial de f com relação a x no ponto (a, b) e f_y(a, b) é a derivada parcial de f com relação a y no ponto (a, b). Essas derivadas parciais medem as taxas de variação da função f(x, y) nas direções x e y, respectivamente. Essa fórmula representa o plano que melhor se aproxima da superfície perto do ponto de tangência.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Guilherme F.
Respondeu há 1 ano
Contatar Guilherme

A fórmula do plano tangente à superfície z = f(x, y) no ponto (a, b, f(a, b)) é dada por:

z - f(a, b) = fx(a, b) * (x - a) + fy(a, b) * (y - b)

Onde:

- z é a coordenada z do ponto no plano
- f(a, b) é o valor da função no ponto (a, b)
- fx(a, b) é a derivada parcial da função f em relação a x, no ponto (a, b)
- fy(a, b) é a derivada parcial da função f em relação a y, no ponto (a, b)
- (x - a) e (y - b) são as diferenças entre as coordenadas x e y do ponto no plano e as coordenadas do ponto de tangência.

Ou seja, a equação do plano tangente é a primeira aproximação linear da função no ponto de tangência, e as derivadas parciais no ponto de tangência são os coeficientes das direções x e y, respectivamente.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Adriano F.
Respondeu há 1 ano
Contatar Adriano
Oi! Se minha resposta for útil me segue lá no ins ta conhecerehpoder, please ÷) Lá posso explicar melhor também.... Para mostrar a fórmula do plano tangente podemos pensar no seguinte: imagine a superfície z = f(x,y) no R³ e vamos considerar que queremos determinar o plano tangente no ponto P(x0, y0, z0), onde z0 = f(x0,y0). A intersecção dessa superfície com o plano x = x0 gera uma curva contida neste plano (plano YZ) e a reta tangente a esta curva em P possui inclinação dada pela derivada parcial da curva com relação à variável y. Isto é, z - z0 = f_y(em y = y0)(y - y0), com x = x0. De maneira análoga, a intersecção dessa superfície com o plano y = y0 gera uma curva contida neste plano (plano XZ) e a reta tangente a esta curva em P possui inclinação dada pela derivada parcial da curva com relação à variável x. Isto é, z - z0 = f_x(em x = x0)(x - x0), com y = y0. O plano tangente à superfície é determinado pelo ponto P e pelas retas tangentes {z - z0 = f_x(em x = x0)(x - x0); y = y0 {z - z0 = f_y(em y = y0))(y - y0), com x = x0 Sabendo que. equação do plano tangente é dada por A(x-x0)+B(y-y0)+C(z -z0)= 0, em que A, B e C são as coordenadas do vetor diretor normal ao plano. A, B e C podem ser determinados a partir de dois vetores linearmente independentes do plano em questão. Podemos determinar esses vetores tomando dois pontos de cada uma das retas tangentes e daí fazer o produto vetorial deles para obter o vetor normal ao plano. Um dos vetores terá as coordenadas (Dx, 0, f_x.Dx) e o outro (0, Dy, f_y.Dy), onde Dx e Dy são dois incrementos de qualquer valor sobre os valores de x0 e y0, respectivamente. Fazendo o produto vetorial (Dx, 0, f_x.Dx)X(0, Dy, f_y.Dy), determinamos o vetor (-DxDy.f_x, -DxDy.f_y, DxDy.), que é muiltiplo do vetor (f_x, f_y, -1). Assim, fazendo A = f_x, B = f_y e C = -1, temos (x-x0).f_x + (y-y0).f_y -(z-z0) = 0. Finalmente, z = f(x0,y0) + (x-x0).f_x + (y-y0).f_y Segue no conhecerehpoder que explico melhor!!!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor