Quais são as funções orgânicas da molécula do DIAZEPAM e do AMOBARBITAL, e quais são sua ligações (covalente, simples... apolares ou polares)
O diazepam é um medicamento que pertence à classe dos benzodiazepínicos. Sua fórmula química é C16H13ClN2O. Ele tem um anel de benzeno, que é uma estrutura de hidrocarboneto aromático, e um anel de diazepina, que contém nitrogênio e que forma um heterociclo. O diazepam também tem um substituinte cloro e um grupo cetona.
O amobarbital é um barbitúrico com a fórmula química C11H18N2O3. Ele tem um anel de barbitúrico, que é um derivado de ácido malônico (uma função orgânica de ácido carboxílico), e um grupo amida.
Agora, sobre as ligações:
Tanto o diazepam quanto o amobarbital contêm ligações covalentes, como todas as moléculas orgânicas. Mais especificamente, eles têm ligações covalentes simples e duplas. A ligação dupla no diazepam está presente no grupo cetona, e a do amobarbital está presente na amida e no anel de barbitúrico.
As moléculas do diazepam e do amobarbital são predominantemente apolares devido ao grande número de ligações carbono-hidrogênio, que são apolares. No entanto, eles têm alguns átomos (como o oxigênio no grupo cetona e na amida) que são mais eletronegativos, e portanto, essas partes das moléculas são ligeiramente polares. Em geral, as moléculas são consideradas polares se tiverem uma forma assimétrica que resulte em uma distribuição desigual de carga, o que não é o caso aqui.
olá, esse questionamento é sobre química e não matemática.