Interpretação da questão

(Eu tenho a resolução da questão. Minha dúvida é quanto a interpretação da questão)
Do total de funcionários de um tribunal, 3/4 são homens e o restante são mulheres. Em certo dia, faltaram ao serviço 1/9 do total de homens e 1/3 do de mulheres. Nesse caso, compareceram: a) 1/6 b)1/3 c)5/6 resposta certa, d) 2/3 e) 1/4 Por que eu não posso resolver a questão começando subtraindo 1/9 de homens que faltaram do 3/4, que é o total de funcionários homens? Eu sei que a preposição "DE" indica multiplicação -- que é como está na resolução da questão--, mas, nesse problema, pra mim, é um total nonsense. Por exemplo, se a questão fosse: Do total de funcionários de um tribunal que é 10, 6 são homens e restantes são mulheres. Em certo dia, faltaram ao serviço 3 homens do total de homens e 3 mulheres do total de mulheres. Quantos compareceram? R: 6-3 = 3, 4-3= 1 ... 4. Alguém sabe porque estou errado?

Lucas S.
Lucas
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Marcos F.
Respondeu há 1 mês

Bom dia. Sempre que tiver esse "de" em situações desse tipo, será multiplicação. Não pense algo diferente disso, pois se o fizer só se complicará à toa.

Quanto ao seu exemplo de questão, poderia subtrair dos 10 funcionários pq a questão trouxe os valores em números de funcionários, e não em fração. Quando a questão ficar informando as coisas em termos de frações, tem que fazer do jeito que o gabarito da questão está dizendo, ou seja, multiplicando as frações. 

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rodrigo S.
Respondeu há 1 mês

Quando você usa valores absolutos, não tem problema você ir direto para a subtração.

Mas digamos que o enunciado falasse assim:

Do total de funcionários de um tribunal que é 20, 12 são homens e o restante mulher (sabemos aqui que são 8 mulheres). Em certo dia, faltaram ao serviço 1/6 dos homens e 1/4 das mulheres.

Faz sentido eu diminuir 12 - 1/6? Ou 8 - 1/4? Não, porque a quantidades de homens e mulheres que faltaram são frações do total.

Então se um tribunal é composto por 3/4 de homens e o restante de mulheres (1/4). Quando faltam 1/9 dos homens e 1/3 das mulheres, isso é uma fração do total de homens e do total de mulheres, que nesse problema é desconhecido. Mas, ainda assim é possível resolver o problema.

 

Se faltaram 1/9 dos homens, isto quer dizer que 8/9 do total de homens foi, mas não há apenas homens no tribunal. Como há 3/4 de homens e 8/9 destes 3/4 comparaceram, podemos dizer que (3/4).(8/9) = 2/3 foram o total de homens que comparaceram.

Se faltaram 1/3 das mulheres, isto quer dizer que 2/3 do total de mulheres foi, mas, novamente, não há apenas mulheres no tribubal. Como as mulheres correspondem à 1/4 do tribunal, e apenas 2/3 destes 1/4 comparaceram, podemos dizer que (2/3).(1/4) = 1/6 foi o total de mulheres que comparaceram.

Como o problema quer o total de funcionários que comparaceram no tribunal, homens e mulheres, devemos fazer a soma dos homens que comparaceram com as mulheres que comparaceram. 2/3+1/6 = 4/6+1/6 = 5/6.

Professores particulares de Matemática

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
5,0 (4)
17 horas ministradas
Recife / PE
Graduação: Intercâmbio Internacional e Graduação Sanduíche (Miami University)
Determinantes Matemática para Pré-Vestibular Geometria Plana Matemática para Ensino Superior Matemática para Enem Probabilidade Aritmética
Professor de matemática, física, química e inglês com 8 anos de experiência! Vem aprender comigo!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marcos F. Whatsapp do professor Marcos F. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 dias e 19 h
4,7 (3)
6 horas ministradas
Mogi Guaçu / SP
Graduação: Matemática Aplicada e Computacional (UNICAMP)
Matemática para Enem Matemática - Cálculo I Trigonometria Matemática - Cálculo II Funções Matemática para Ensino Médio Análise Real
Faça aulas de Matemática, Computação, Teoria Musical
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor César D. Whatsapp do professor César D. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 7 dias e 16 h

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa