Uma urna contém bolas numeradas de 1 a 8. Deseja-se formar um número de três algarismos e, para tanto, são sorteadas três bolas sem reposição, sendo que a primeira bola determinará o algarismo das unidades do número, a segunda bola determinará o algarismo das dezenas do número e a terceira bola determinará o algarismo das centenas do número. A probabilidade do número formado ser par é de:
Neste tipo de situação, pode ser interessante começar por onde temos as restrições, ou seja, queremos saber a probabilidade de um número ser par dadas as condições do enunciado, para isto, vamos usar que a probabilidade é a razão entre o número de casos desejados e o número total de casos.
Para o número total de casos, escolhemos 1 das 8 bolas para a unidade, depois 1 das 7 bolas restantes para a dezena seguida da escolha de 1 das 6 bolas restantes para a centena. Sendo assim, temos 8x7x6 = 336 casos.
Para os casos desejados, a unidade só pode ser 2, 4, 6 ou 8. Logo, temos 1 escolha de 4 para a unidade, 1 escolha de 7 para a dezena e 1 escolha de 6 para a centena. Portanto, o número de casos desejados é de 4x7x6 = 168.
Sabendo estas informações, a probabilidade de que o número formado seja par é de 168/336 = 0,5 (ou de 50%).
Se ainda tiver dúvidas no assunto, considere contratar uma aula. A primeira aula é demonstrativa e posso ofertar pacotes exclusivos para suas necessidades.
Bons estudos!