Simbolizar os seguintes enunciados:
(a) Nem todas as vezes que eu acesso a Sala de Matematica Discreta Bruna está on-line.
(b) Não há dúvida postada na Sala de Matematica Discreta que Fernada não responda.
(c) Todos os pontos da figura F também são pontos da figura G, exceto os que pertencem à borda ou à região central de F.
(d) Há pontos da figura F que se não são da figura G, são são pontos comuns de F e G.
(a) A sentença mostrada no enunciado é a negação da relação de equivalência entre os dois eventos. Então, se "p" representa o evento de visitar a sala de aula e "q", Bruna estar online; a resposta seria:
¬(p <-> q)
Existem outros símbolos para a negação além do que inicia a sentença.
(b) Esta sentença, por outro lado, indica a relação de equivalência entre postar uma dúvida na sala de aula e Fernanda responde-la. Então, se "p" representa o evento de postarem uma dúvida na sala de aula e "q", de Fernanda responder; a resposta é:
p <-> q
(c) O enunciado organiza os pontos em diferentes conjuntos e garante que todos os pontos que pertencem a um conjunto e satisfazem uma condição também pertencem a um outro conjunto. Se "H" é o conjunto dos pontos que pertencem à borda ou à região central de "F" e "P", um ponto qualquer, uma possível resposta seria:
P ? H -> P ? G, ? P, P ? F
(d) A sentença é equivalente a dizer que, existem elementos que, caso pertençam a um conjunto e não pertençam a outro, não pertencem à interseção dos dois. Que seriam todos os elementos, já que está falando da definição de interseção, que se aplica a qualquer elemento. Sendo "P", um ponto qualquer, isto equivale a:
? P, P ? F | P ? G -> P ? F?G
Considerei que um dos "são's" no final do item fosse um "não".
Pode acontecer de o seu navegador não reconhecer os símbolos matemáticos. Caso isto ocorra, você pode tentar abrir em outro.