Imagine que você é o(a) contador(a) de uma loja de roupas. Como você sabe, a rotina de uma empresa comercial é muito dinâmica: diariamente são efetuadas diversas transações como comprar, vender, pagar, entre outras. Todas essas transações, ou seja, os fatos contábeis, impactam no patrimônio da entidade. Você sabe como uma compra ou uma venda interfere no patrimônio de uma entidade? Você sabe o impacto que um recebimento ou pagamento causa no patrimônio? A Contabilidade tem como objetivo gerar informações que auxiliem o processo decisório dos usuários. Contudo, para gerar informações úteis, a Contabilidade precisa registrar e acompanhar todos os fatos que interferem no patrimônio de uma entidade, de forma a evidenciar corretamente a sua situação econômica e financeira. Como contador(a) da empresa ,, você precisa compreender como as transações interferem no patrimônio da entidade, para que assim, consiga efetuar corretamente os registros contábeis. Você já procurou fazer um controle financeiro particular? Já utilizou um livro de conta corrente ou algum aplicativo para registrar todas as suas movimentações financeiras? Se sim, você já teve a experiência de registrar fatos que impactaram no seu patrimônio. A contabilização dos fatos contábeis através do mecanismo de Débito e Crédito é a base do processo de geração de informação da Contabilidade. Contudo, para realizar corretamente a contabilização de um fato, é preciso compreender corretamente como este impactou no patrimônio da entidade. Para tanto, o método de Balanços Sucessivos se mostra muito útil nesta compreensão. Sobre essa metodologia, Fragalli e Silva (2020) fazem a seguinte descrição: As aulas, o estudo de caso, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
AVALIAÇÃO: Atividade: Considere que a empresa Sob Medida acaba de ser constituída e realizou os seguintes fatos contábeis: 01/07 - Subscrição de Capital Social no valor de R$ 380.000,00. 03/07 - Integralização de 80% do capital subscrito sendo R$ 134.000,00 em depósito bancário e R$ 170.000,00 em instalações. 05/07 – Compra a prazo de móveis e utensílios no valor de R$ 80.000,00. O pagamento será realizado em quatro parcelas de R$ 20.000,00. 09/07 – Compra à vista de equipamentos de informática no valor de R$ 30.000,00. 12/07 – Compra de mercadorias no valor de R$ 120.000,00, sendo R$ 20.000,00 à vista e o restante em três parcelas mensais. 18/07 – Transferência bancária no valor de R$ 40.000,00 para conta de Aplicação Financeira de Liquidez Imediata. 28/07 – Pagamento da primeira parcela referente à compra de móveis e utensílios realizada no dia 05/07. Como Contador da empresa Sob Medida você quer verificar como estes fatos impactaram no patrimônio da empresa, para tanto:
a) Elabore um Balanço Patrimonial para cada fato utilizando o método dos Balanços Sucessivos.
b) Descreva o que cada fato provocou no patrimônio da empresa identificando no mínimo duas movimentações, de forma que o balanço permaneça sempre em equilíbrio.
Olá, primeiro tens que identificar os itens de ativo, passivo e patrimônio líquido. Após montar o primeiro balanço com os dados iniciais, copie-o e cole substituindo e/ou adicionando no balanço cada operação (sempre copie o balanço atualizado). Recomendo montar no excel, lembrando que TOTAL DO ATIVO = TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO+TOTAL DO PASSIVO.