Olá
a)
Pela afirmação 4 é possível descobrir que
x+2x=90
Portanto, x=30
30 empresas com ações do governo e 60 empresas que nao tem ações do governo.
Pela afirmação 5 sabemos que as 60 empresas tem apenas ações com investidores privados.
Pela afirmação 1 e 2, sabemos que o numero de empresas com imprensa é 2/3 de 60. Como 1/3 de 60 é 20, 2/3 de 60 é 40.
Portanto o número de empresas que tem ações privadas, não têm ações do governo e não tem imprensa é 60-40=20.
Pela afirmação 3, sabemos que as 40 empresas que tem imprensa vale como metade do numero das empresas que tem investidores privados. Portanto, o número de empresas que tem acoes com investidores privados é 80.
Como sabemos que 60 não tem ações do governo, então os 20 que sobram tem ações do governo, portanto eh a intersecção de G e P.
Falta apenas saber as acoes que tem acoes do governo e nao tem acoes de investidores privados. Uma das maneiras de responder isso é subtrair do total o número de empresas que tem investidores privados. Ou seja, 90-80=10.
O diagrama termina com as informações:
Somente G: 10
Intersecção de G e P: 20
Pertence a P e nao G e não I: 40
Pertence a I: 20
b) f(x)=x/2
Pois x representa 2/3 então 1/3 equivale a x/2.
c) Sabemos que 3x/2 é o número de empresas P e nao G. Pois vale x+x/2.
Sabemos que x é metade de P, portanto P possui 2x empresas.
Para calcular as empresas que tem acoes do governo e de investidores privados é necessário pegar todas as empresas que possui ações privsdas e subtrair aquelas que não tem ações governamentais. Portanto, 2x-3x/2=x/2
d) Sabemos, através da afirmação 4, que as ações governamentais equivalem a metade de das wue não possuem, ou seja, 3x/2 (explicado no item c)
Portanto as ações governamentais equivalem a 3x/4.
Como a intersecção equivale a x/2 (ver item c), então as empresas que possuem apenas ações do governo são encobtradas subtraindo todas as empresas com ações do governo pela intersecção, ou seja, 3x/4-x/2=3x/4-2x/4=x/4
f(x)=x/4
e) 40 (ver item a)