Foto de Marcos N.
Marcos há 3 anos
Enviada pelo
Site

O interferômetro de michelson

O interferômetro de Michelson é um dispositivo notável, pois detecta a mínima perturbação na luz (que é dividida em dois feixes) formando um padrão de interferência se houver:

  1. obstáculo transparente em um dos braços;
  2. perturbação no aparelho devido a um tremor sísmico leve;
  3. movimento da Terra ao longo do espaço, pois havia evidências de que o éter era o meio material necessário para a propagação da luz.

Se supusermos que o éter está estacionário no Universo, o movimento da Terra em torno do Sol deve providenciar um ‘vento de éter’, e a luz deve se propagar diferentemente nas direções perpendicular e paralela ao movimento da Terra (que constitui o vendo de éter). 

Considerando os tópicos estudados e o experimento de Michelson, descreva como esse experimento pôde descartar a existência de um éter a partir do qual a luz deveria se propagar.

Por que esse experimento tem resultado nulo e o que isso significa?

Matemática Geral
2 respostas
Professor Yuri M.
Respondeu há 3 anos
Contatar Yuri

Oi Marcos, beleza?

Esse é um dos experimentos clássicos que marcam o início da teoria da Relatividade Restrita. Lembre que até o final do século XIX a Física conhecida se resumia à mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e um início de mecânica estatística.

No entanto, algumas coisas sugeriam a incompatibilidade entre mecânica e o eletromagnetismo. Por exemplo, as equações de Maxwell não são invariantes pelas transformações de Galileu, que descrevem a mudança de referenciais inerciais na mecânica Newtoniana. Em particular, se assumimos que a maneira correta de mudar de referencial é através das transformações de Galileu, então as equações da onda dependeriam do referêncial inercial. Ou seja, luz não seria absoluta, mas sim relativa.

Lembre-se que a mecânica Newtoniana é de 1700, enquanto que o eletromagnetismo de Maxwell havia sido criado a pouco tempo. Assim, acreditava-se que era mais provável a equação da onda estar errada como equação da progação da luz, do que a mecânica estar errada. Foi essa crença que levou à proposta do éter, na tentativa desesperada de salvar a mecânica que já mostrava ótimos resultados desde que foi colocada por Newton.

Não tendo sido detectada nenhuma variação na posição da Terra, o experimento de Michelson acabou com a hipótese do éter luminífero, levando-se finalmente a acreditar que a mecânica Newtoniana precisaria ser reformulada de modo a incorar mudanças de referenciais mais gerais para sistemas com velocidade da ordem da velocidade da luz.

É isso.

Relatividade é um assunto fascinante. Não só a Relatividade Restrita, mas especialmente a Relatividade Geral. Caso tenha curiosidade de aprender mais sobre isso, possuo um pacote de aulas devoto a isso: https://profes.com.br/yxmartins/contratar/?package_offer=fisica_relatividade-geral

Um abraço,

Yuri

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Alan M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 9 meses
Contatar Alan

Nessa sessão respondemos a dúvidas pontuais.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa