Foto de Alberto J.
Alberto há 1 ano
Enviada pelo
Site

O que é tangente?

Para o que serve?
Matemática Trigonometria
2 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 1 ano

A tangente é um conceito que aparece em várias áreas da matemática, principalmente na geometria e na trigonometria.

  1. Definição Geométrica: Em um círculo, a tangente a uma circunferência em um ponto específico é uma linha reta que toca a circunferência apenas nesse ponto. Ou seja, ela não atravessa o círculo e apenas 'toque' na curva.

  2. Definição Trigonométrica: Na trigonometria, a tangente de um ângulo é uma das funções trigonométricas básicas. Para um ângulo ? em um triângulo retângulo, a tangente é definida como a razão entre o comprimento do cateto oposto ao ângulo e o comprimento do cateto adjacente. Matematicamente, é expressa como:

[ \tan(?) = \frac{\text{cateto oposto}}{\text{cateto adjacente}} ]

Além disso, em termos da circunferência unitária, a tangente de um ângulo pode ser definida como a coordenada (y) da interseção do segmento de reta que representa a tangente (no ângulo) com a reta tangente à circunferência unitária.

  1. Aplicações: A tangente é utilizada em várias aplicações, como:

  2. Resolução de problemas em trigonometria, sendo fundamental na análise de triângulos.

  3. Cálculo de ângulos em contextos de altura e distância, por exemplo, em construção e navegação.
  4. Em análise matemática, as funções tangente são estudadas em cálculo diferencial e integral, especialmente em problemas que envolvem derivadas.

Essas são algumas maneiras de entender o conceito de tangente na matemática! Se você tiver uma dúvida mais específica ou um exemplo concreto que gostaria de discutir, sinta-se à vontade para perguntar.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professor Welken G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Welken

O problema da Tangente foi proposto por Isaac Barrow, isso culmina com o Calculo Diferencial e Integral Construindo Por Isaac Newton e Leibniz...

Método de Isaac Barrow

Este método foi apresentado no trabalho matemático de Barrow Lectiones opticae et geometricae. Ele utiliza uma abordagem muito próxima do processo moderno de diferenciação.

Para ilustrar o método, vamos novamente resolver o problema anterior: escrever a equação da reta tangente à curva y2 = 2no ponto (8, 4).

Barrow resolvia esse problema calculando o valor da razão a/em que são catetos (paralelos aos eixos) do triângulo PQR.

 

 

Método de Pierre de Fermat

O método de Fermat para as tangentes foi apresentado em 1629 junto com o método para determinar máximos e mínimos de funções.

Método de René Descartes

Para escrever, por exemplo, a equação da reta tangente à curva y2 = 2no ponto P(8, 4), a ideia de Descartes foi a de encontrar a equação de uma circunferência, de centro no eixo Ox, passando pelo ponto (8, 4) e tal que, nesse ponto, a parábola e a circunferência tivessem a mesma reta tangente. Isso porque na circunferência a reta normal a uma tangente passa pelo centro da circunferência, o que permite obter facilmente a equação da reta tangente a essa curva e, portanto, à parábola. Acompanhe os cálculos:

AQUI  TEM TODA UMA BASICA EXPLICACAO

https://rpm.org.br/cdrpm/75/9.html

A tangente que da origem ao calculo diferencial e integral de  Newton e Leibniz, teve influencia de Descartes e Pierre Fermart, lembrando que Os livros e Tratados por exemplo de Euclides , A exaustao de Eudoxo, Arquimedes , Antifona e VARIOS OUTROS PRE-SOCRATICOS E ESCOLAS GREGAS SOCRATICAS, O Olho de Horus com teoria infinetesimais de series , a Seita Pitagorica Matematica, e Euclides de Alexandria nos 12 elementos.

QUE TANGE , TRACE UMA RETA NO CENTRO DA CIRCUFERENCIA...

TRACE UMA RETA  TANGENTE A LINHA DA CIRCURFERENCIA, FORMANDO  90 GRAUS...

QUANDO FORMA 90 GRAUS ESSA E A RETA  TANGENTE..

PALAVRAS CHAVES...

RETA NORMAL

COEFICIENTE ANGULAR

A palavra  tangente  vem  do latim tangens, que  significa, tocando. Assim , uma tangente um curva e uma reta que toca a curva. Ou seja , uma reta tangente deve ter a emsma direcao e sentido que a curva no ponto de  contato. Como tornar precisa essa ideia

Para um circulo poderiamos simpesmente seguir Euclides e dizer que a tangente e uma reta que intercepta o circulo uma unica vez, conforme a figura 1(a). PAra as curvas mais complicas essa definicao e inadequada. A Figura 1 b mostra duas  retas, l e l, passando por um ponto  P sobre uma curva C. A reta l intercepta C somente uma vez, mas certamente nao aaprenta o que pensamos ser uma reta tangente. A reta t , por outro lado, aparenta se uma tangente, mas intercepta C duas vezes.

Pagina 87  James Stweart https://tsxvpsbr.dyndns.org/arquivos/UFFS/James%20Stewart%20-%205%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20-%20Vol.1.pdf

Culmina isso em toda a resolucao do CALCULO DIFERENCIAL POR  LIMITES E TODO CALCULO  INTEGRAL POR  CALCULO DE AREAS..

 

 

 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar