Os computadores, atualmente, trabalham com uma linguagem binária na forma de 0 para “não” e de 1 para “sim”. Isso é apresentado como a utilização da álgebra por meio dos números binários. Tal lógica foi criada por George Boole, e leva o nome de lógica booleana.
Para utilizar a álgebra como ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento de softwares, cada dígito (0, 1) representa uma linguagem binária, sendo que é atribuído o nome de “bit”. Uma sequência com 8 bits recebe o nome de “byte”, e assim sucessivamente.
Assim sendo, temos que um byte possui 8 bits, sendo que cada bit é formado por uma linguagem binária com dois elementos. Agora, tomando o conjunto A, formado por bytes; e o conjunto B, formado por bits, demonstre que A C B
Boa noite, Marcos!
Veja que os bytes serão dados por ; ; ... ; e . Para cada bit temos duas possibilidades: 0 ou 1, e como temos 8 dígitos, teremos sequências de bytes distintas. Chamando , , ..., e temos que os elementos do conjunto serão sequências formadas por e suas combinações e repetições, como , , então .
Veja que ; ; ... ; , mas ; ; ... ; , e que qualquer elemento que percente a também pertence a , pois uma sequência de bytes é sempre uma sequência de bit: . Então, como , nós temos que .