Olá
Me deparei com uma questão de concurso argumentando que as palavras "água", "áreas" e "prédios" são palavras que possuem a mesma regra de acentuação gráfica e a questão está marcada como verdadeira.
Porém, para mim, a palavra "água" e "áreas" são paroxítonas e a palavra "prédios" é uma paroxítona também OU proparoxítona eventual/acidental, pois termina com ditongo crescente.
Então eu fiquei confuso se a questão está errada ou se eu mesmo que criei confusão, desde já eu agradeço.
Olá, boa noite. Eu discordo do que disse a Prof. Lurdymilla, com todo o respeito, é claro. Porém a palavra "prédio" é acentuada pela regra das paroxítonas ( todas as paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas) Separação silábica: pré-dio.
O termo "água" recebe acento devido à regra: Deve-se acentuar todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.Separação: á-gua (SV+V) .
Regras de acentuação gráfica As regras mais fáceis de serem lembradas quanto à acentuação das palavras são: Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas. Exemplo: már-mo-re, o-xí-to-na, úl-ti-ma Acentuam-se as palavras paroxítonas quando terminadas em: L, N, R, X, I, IS, U, US, UM, UNS, Ã, ÃS, ÃO, ÃOS, PS e ditongos. Vejamos a palavra "água": "á-gua" tem duas sílabas. Sendo a penúltima a sílaba tônica. Portanto, trata-se de uma palavra paroxítona. Além disso, a palavra tem terminação em ditongo crescente "águA" O mesmo ocorre na palavra "área". Separação: à-rea (Paroxítona terminada em ditongo crescente é acentuada {[ SV+V]}.
olá, bom dia.....vá até a seção de língua portuguesa....abraços..
Olá, entendo sua confusão !
Água: É, de fato, uma palavra paroxítona, terminada em "a". Portanto, segue a regra de que as paroxítonas terminadas em "a", "e" ou "o" (seguidos ou não de "s") são acentuadas.
Áreas: Também é uma palavra paroxítona, terminada em ditongo. Assim, também segue a regra de que as paroxítonas terminadas em "l", "r", "n", "ps", "um", "uns", "ã", "ãs", "ão" ou ditongos (seguidos ou não de "s") são acentuadas.
Prédios: É uma palavra paroxítona terminada em ditongo. Assim como "áreas", está dentro da regra de paroxítonas terminadas em ditongos que são acentuadas.
Portanto, as três palavras são paroxítonas e são acentuadas seguindo regras para palavras paroxítonas. A confusão que você mencionou sobre "prédios" ser uma "proparoxítona eventual/acidental" não se aplica aqui, pois as proparoxítonas verdadeiras são sempre acentuadas, independentemente de sua terminação.
Em resumo, a questão está correta ao afirmar que as palavras "água", "áreas" e "prédios" seguem a mesma regra de acentuação gráfica (para palavras paroxítonas).