Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Pedagogia da matemática 3

Matemática
Considere as frases abaixo sobre a função docente para enfrentamento dos desafios para o ensino da matemática. A concepção que fundamenta e afirma o papel do professor como transmissor de conhecimentos dos outros, aplicador de instrumentos e manuais didáticos e controlador dos tempos e dos espaços educativos. PORQUE A necessidade de articulação das relações professor/aluno/conhecimentos, de modo que professores e alunos se constituam como investigadores num processo de pesquisa-ação participante, e em meio às quais o professor necessita conhecer a matemática histórica e cientificamente construída para orientar os alunos e prosseguir na investigação de respostas e apontamentos para questionamentos e problemas que, de alguma forma, aparecem presentes no contexto da sala de aula, mobilizando experiências diversas e constituindo outras novas, o que abarca múltiplas formas de ensinar, de aprender, de se relacionar, de produzir sentidos e de construir conhecimentos matemáticos. Agora, considere o tipo de relação entre as afirmações acima, considerando a necessidade de transformação das práticas docentes no que diz respeito ao ensino da matemática na educação básica. Ambas as afirmações são verdadeiras. A segunda afirmação é consequência da primeira. Ambas as afirmações são falsas. A primeira afirmação contradiz a segunda. As afirmações são verdadeiras e apresentam relação de causa e consequência.
Foto de Carlos T.
Carlos perguntou há 5 anos