Foto de Paulo G.
Paulo há 6 anos
Enviada pelo
Site

Pedagogia da matemática 4

Em relação à teoria da aprendizagem significativa, é possível afirmar que essa ela compreende que o processo de aprendizagem deve empreender a motivação do aluno, sendo este um dos fatores que influenciam a aprendizagem e os processos de mudanças conceituais. Em relação a essa perspectiva sobre o processo de aprendizagem é correto afirmar que:

a)Entende que aprendizagem apresenta os sentidos de ampliação e de aprofundamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio do processo de reconfiguração conceitos prévios existentes no aparato cognitivo do sujeito e do estabelecimento de relações com novos conceitos.

b)Apresenta como um dos teóricos fundantes David Ausubel, o qual expõe o aspecto interativo entre as aprendizagens atuais e as aprendizagens anteriores dos alunos como sendo de relevância de segunda ordem.

c)Compreende que aprendizagem apresenta os sentidos de negociação e de motivação dos alunos para memorizar conceitos e procedimentos por meio do processo de reorganização de conceitos novos já existentes no aparato cognitivo do sujeito e do estabelecimento de relações com conceitos já aprendidos.

d)Valoriza os conteúdos escolares, de modo que o processo de aprendizagem veicule exclusivamente objetos de escolarização, de modo que a aprendizagem seja direta e de primeira ordem ao longo do processo educacional.

e)Apresenta como um dos teóricos fundantes Calkins e Pestalozzi, os quais apresentaram produções que se tornaram manuais educativos que valorizam o aspecto interativo e intuitivo entre objetos e conteúdos de ensino, de modo que o ponto de partida seja material em direção aos diferentes níveis de superioridade do conhecimento matemático.

Matemática
1 resposta
Professor Maurício C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Maurício
Reposta letra A Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa