Sobre a função f(x), cujo gráfico encontra-se abaixo, analise as afirmações a seguir:
I. f(3) = 4
II. limx -> 3 f(x)=4
Bom, sabemos que f(3)=2, então a 1 já está errada.
Agora, vamos analisar os limites laterais dessa função. Percebe que se seguirmos a linha da esquerda para a direita, o lim x->3=4, já que seria o ponto que estaria ali. E se colocarmos o dedo na função da direita pra esquerda? Não encontramos o mesmo limite? Sim, né? Então os limites laterais coincidem, e, portanto, existe o limite!! A II está correta!
A questão III, então, está correta também. Podemos ver que há uma "quebra" na função.
Assim, resumindo, II e III estão corretas. Bons estudos! Sugiro reforçar a ideia de limites laterais e teorema da continuidade.
Para analisar as afirmações sobre a função representada no gráfico, vamos examinar o comportamento da função no ponto .
Observando o gráfico, vemos que no ponto , a função não assume o valor 4, pois o ponto está representado por um círculo vazio, indicando que esse valor não pertence ao gráfico da função. Portanto,
O comportamento da função quando se aproxima de 3 (tanto pela direita quanto pela esquerda) é que ela se aproxima do valor 4. Isso é indicado pela linha contínua que passa próximo ao ponto . Portanto, o limite da função quando tende a 3 é realmente 4.
A função é descontínua no ponto porque não está definido ou não é igual ao limite da função nesse ponto. O círculo vazio no ponto indica que há uma descontinuidade, pois não há um valor de exatamente em .
Analisando as afirmações, temos:
Portanto, as afirmações corretas são II e III.
Somente o ítem II e II é verdadeiro como foi falado por outros professores Mas no último ítem não se pode apenas substituir o valor, na verdade é preciso calcular usando os limites laterais, tanto pela esquerda como pela direita.