Olá Emanuel!
Vou tentar guiar você na resolução desse problema.
Nós não sabemos qual era a quantidade de crianças no início do ano, certo? Bem, como não sabemos qual era, vamos dar um nome para esse número desconhecido. Vou chamar de Q (mas você pode dar o nome que você quiser). Na verdade, é exatamente essa quantidade que precisamos encontrar. Precisamos encontrar esse número Q.
Pelo problema, sabemos que um total de alunos deixaram de ser transportados. Esse número é um nono de Q (1/9). Isso quer dizer que a nona parte de Q deixou de ser transportada por Carlos.
Por "nona parte de Q", você pode entender que o número Q foi dividido em 9 partes e uma dessas partes está sendo considerada. Por exemplo: imagine que você e seus familiares vão comer uma pizza. Ora, essa pizza é servida em 8 pedaços (foi dividida em 8) e você comeu um pedaço (um pedaço está sendo considerado). Então você comeu uma parte das oito. Ou seja, você comeu 1/8 da pizza. Se você tivesse comido dois pedaços, você teria comido 2/8 da pizza. E assim por diante.
Mesma ideia com os alunos: de um total de Q alunos, 1/9 deixou de ser transportada.
Então vamos encontrar quanto é Q:
Mais uma vez de acordo com o problema, sabemos que a quantidade final de alunos era 16. Ou seja, de um total de Q alunos, saíram a nona parte de Q e sobraram 16.
Creio que agora somos capazes de encontar esse Q com uma equação:
Q - Q/9 = 16
Eu coloquei Q/9 porque, como eu disse, a quantidade de alunos foi dividida por 9 e uma parte foi pega.
Quando nós manipulamos a equação para isolar o Q, temos que:
(9Q - Q)/9 = 16 (aqui eu apenas descobri o MMC e coloquei um denominador em comum)
Portanto, Q = 16/8*9 = 18
Por fim, temos que a quantidade inicial de alunos era 18.
Espero que eu tenha ajudado você a expandir seu entendimento.
Caso alguma parte esteja difícil de ser entendida, altere a questão informando tal parte que complementarei com prazer.