Problema com fração

Matemática Ensino Fundamental

Carlos transporta crianças em uma van escolar. Ao término do 1o semestre do ano, havia 1/9 a menos das crianças que iniciaram o ano utilizando sua van, resultando em 16 crianças. Considerando que não entraram crianças além das que iniciaram o ano, é correto afirmar que o número de crianças que Carlos começou transportando era

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Emanuel Garriga de Lima perguntou há 5 anos

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Professora Roberta N.
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Respondeu há 5 anos
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Boa tarde: X - 1*X/9 = 16 (9X-X)/9 = 16 -> tirar o MMC 8X = 16*9 X = 144/8 X = 18 estudantes Vc tem que aplicar 1/9 sobre o valor de X, certinho?! E se gostou, dá uma estrelinha pra valorizar o trabalho! Um grande abraço!

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Professor Lucas O.
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Respondeu há 5 anos
x - 1/9 = 16 x = 16 + 1/9 x = (16.9 + 1)/9 x = 145/9 = 16,1
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Professor Gustavo P.
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Respondeu há 5 anos
Se 1/9 das crianças saíram e agora restam 16, é a mesma coisa que dizer que 16 crianças correspondem aos 8/9 restantes (9/9 - 1/9). Assim, pode dizer que: Passo 1: armar a equação 8/9 = 16/1 (colocando em fração, 16 crianças é igual a 16/1) Passo 2: jogar os denominadores para a outro lado da equação, fazendo o cálculo inverso, ou seja, se está dividindo passa para o outro lado multiplicando) 8x1 = 16x9 Passo 3 = resolver as multiplicações 8 x 1 = 8 16 x 9 = 144 Então a fórmula fica: 8 = 144 Passo 4 = passar o 8, que estava multiplicando, dividindo para a outro lado X = 144/8 Passo 5: Resolver a divisão X = 18 Resposta: Considerando que não entraram crianças além das que iniciaram o ano, é correto afirmar que o número de crianças que Carlos começou transportando era 18.
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Professor Wesley L.
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Respondeu há 5 anos
Olá Emanuel! Vou tentar guiar você na resolução desse problema. Nós não sabemos qual era a quantidade de crianças no início do ano, certo? Bem, como não sabemos qual era, vamos dar um nome para esse número desconhecido. Vou chamar de Q (mas você pode dar o nome que você quiser). Na verdade, é exatamente essa quantidade que precisamos encontrar. Precisamos encontrar esse número Q. Pelo problema, sabemos que um total de alunos deixaram de ser transportados. Esse número é um nono de Q (1/9). Isso quer dizer que a nona parte de Q deixou de ser transportada por Carlos. Por "nona parte de Q", você pode entender que o número Q foi dividido em 9 partes e uma dessas partes está sendo considerada. Por exemplo: imagine que você e seus familiares vão comer uma pizza. Ora, essa pizza é servida em 8 pedaços (foi dividida em 8) e você comeu um pedaço (um pedaço está sendo considerado). Então você comeu uma parte das oito. Ou seja, você comeu 1/8 da pizza. Se você tivesse comido dois pedaços, você teria comido 2/8 da pizza. E assim por diante. Mesma ideia com os alunos: de um total de Q alunos, 1/9 deixou de ser transportada. Então vamos encontrar quanto é Q: Mais uma vez de acordo com o problema, sabemos que a quantidade final de alunos era 16. Ou seja, de um total de Q alunos, saíram a nona parte de Q e sobraram 16. Creio que agora somos capazes de encontar esse Q com uma equação: Q - Q/9 = 16 Eu coloquei Q/9 porque, como eu disse, a quantidade de alunos foi dividida por 9 e uma parte foi pega. Quando nós manipulamos a equação para isolar o Q, temos que: (9Q - Q)/9 = 16 (aqui eu apenas descobri o MMC e coloquei um denominador em comum) Portanto, Q = 16/8*9 = 18 Por fim, temos que a quantidade inicial de alunos era 18. Espero que eu tenha ajudado você a expandir seu entendimento. Caso alguma parte esteja difícil de ser entendida, altere a questão informando tal parte que complementarei com prazer.

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Professor João N.
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Respondeu há 2 anos

Boa noite, Emanuel!

Vamos chamar de a quantidade inicial de crianças. Então, poderemos escrever o problema da seguinte forma:

, então temos , e daí . Finalmente, crianças.

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