Como eu poderia resolver essa questão sem saber o valor da rua marechal ?
Em um jogo de ação 2D, o personagem principal pode caminhar livremente pelas ruas demarcadas entre os quarteirões. Em dado momento o personagem caminha pela rua 7 de setembro e passa pelos pontos (pixels) (160,45) e (235,95).
b. Se o personagem dobrar a esquina no ponto (235,95) e descer na rua marechal, que é perpendicular a rua 7 de Setembro, qual a equação da reta que descreve esse movimento?
Um jeito de resolver:
É suficiente achar um ponto (x, y) da rua marechal diferente do ponto da esquina. Os três pontos (160, 45), (235, 95) e (x, y) são vértices de um triângulo retângulo. Para um certo (x, y), esse triângulo retângulo é isósceles, ou seja, os catetos tem mesma medida. Com isto você consegue um sistema de duas equações quadráticas envolvendo x e y, que pode ser resolvido para encontrá-los.
O coeficiente angular de uma reta é definido pela razão entra um deslocamento no eixo y e o deslocamento correspondente no eixo x:
Logo o coeficiente da primeira reta, da rua 7 de Setembro, pode ser determinado:
Como as ruas, e retas por consequência, são perpendiculares, o produto de seus coeficientes de reta é -1 :
Com isso, podemos usar uma das formas da equação de reta, , mais apropriada para encontrar a equaçao para a reta da rua 7 de setembro, sendo um ponto qualquer sobre essa reta.
Basta então utilizar o ponto da esquina entre as ruas (235, 95),