Foto de César R.
César há 5 anos
Enviada pelo
Site

Um caso bem particular de análise combinatória

Boa tarde a todos!

Tenho um problema de análise combinatória e não sei como resolver. Na verdade esse tema é um dos meu pontos fracos na matemática.

Mas antes é preciso explicar detalhadamente a questão. Vou usar letras, números e cores para facilitar.

Tenho 5 cores (vermelho, azul, amarelo, verde, branco)

Em cada uma das cores, dois subgrupos:
Vermelho: 1 e A
Azul: 2 e B
Amarelo: 3 e C
Verde: 4 e D
Branco: 5 e E

Quantas combinações 3 a 3 grupos (cores) existem, CONSIDERANDO que só pode haver 1 de cada grupo para 1 cor sem repeti-lo?

Exemplo: 1, B e 5 OU 2, D e E

Grato pela ajuda!

Professor Lucas G.
Respondeu há 5 anos
Contatar Lucas

Boa tarde, César. Talvez escrevendo de forma mais descritiva e explícita te ajude.

Seja S o conjunto de respostas, ou seja, ternas de cores que não são do mesmo grupo, sendo os "grupos" os conjuntos de duas cores cada que você apresentou: Grupo das vermelhas 1 e A, das azuis 2 e B, etc. 

O conjunto S pode ser particionado entre os subconjuntos S_{G1, G2, G3} de ternas com grupos pré-estabelecidos G1, G2 e G3 distintos; por exemplo, S_{Az, Am,  Vrd} é o subconjunto das ternas de uma cor azul, uma amarela e uma verde. Assim, S é a união disjunta dos S_{G1, G2, G3} para cada conjunto de 3 grupos G1, G2 e G3. Em símbolos:

S = \bigsqcup\limits_{\{G_1, G_2, G_3\}\in \cal{G}_0} S_{G_1, G_2, G_3}, onde \cal{G}_0 denota o conjunto dos conjuntos de 3 grupos {G1, G2, G3} mencionados acima.


Como essa união é disjunta, decorre que o número de elementos de S é a soma do número de elementos de cada S_{G1, G2, G3} para {G1, G2, G3} variando em \cal{G}_0:

\#S = \sum\limits_{\{G_1, G_2, G_3\}\in\cal{G}_0} \#(S_{G_1, G_2, G_3})

Mas dado um {G1, G2, G3} em \cal{G}_0 qualquer, é fácil calcular #(S_{G1, G2, G3}): Há uma cor do grupo G1 (duas possibilidades). uma do G2 (duas possibilidades) e uma do G3 (duas possibilidades), sendo todas essas escolhas independentes. Ou seja, #(S_{G1, G2, G3}) = 2^3 = 8. Portanto, a soma assima é simplesmente 8 vezes o número de termos sendo somados (\#\cal{G}_0), e esta quantidade de termos somados é simplesmente o número de escolhas de 3 grupos distintos G1, G2, G3 dentre os 5 grupos possíveis Vrm, Az, Am, Vrd, Br, ou seja:

\# S = \sum\limits_{\{G_1, G_2, G_3\}\in\cal{G}_0} 8 = 8\cdot \#(\cal{G}_0) =

 

= 8\dbinom{5}{3} = 8\cdot 10 = 80.

Obs.: Releia os princípios aditivo e multiplicativo de contagem e tente identificar onde cada um aparece na solução. É simplesmente uma forma rigorosa e fundamental de reprová-los a partir de conjuntos, o que num certo sentido é reinventar a roda, mas pode deixar as coisas mais claras e entendíveis. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor