Um grupo de pesquisa de mercado constatou que 25% dos 200 clientes recentemente entrevistados num grande shopping center da periferia
residem a mais de 20 km do local. Suponha que foi tomada uma amostra aleatória.
a. Construa um intervalo de 95% de confiança para a porcentagem efetiva de clientes que moram a mais de 20 km do shopping center
b. Qual o erro provável máximo associado a este intervalo de confiança?
c. O que significa neste caso o termo "Amostra aleatória"?
d. Por que é importante obter uma amostra que seja aleatória
a) Trata-se de um intervalo de confiança baseado em proporcionalidade, temos da fórmula que SE =
((p*(1-p))/n)^(1/2), portanto :SE= ((0,25*0,75)/200)^(1/2) = 0.0306.
Seja o Intervalo de confiança composto por IC= { p* +-1,96*0.0306}
b) +- 1,96*0,0306
c) Significa uma amostra sem viés.
d) Se a amostra for viesada nao se pode fazer inferencia estatística sem tratamento.
a) Trata-se de um intervalo de confiança baseado em proporcionalidade, temos da fórmula que SE =
((p*(1-p))/n)^(1/2), portanto :SE= ((0,25*0,75)/200)^(1/2) = 0.0306.
Seja o Intervalo de confiança composto por IC= { p* +-1,96*0.0306}
b) +- 1,96*0,0306
c) Significa uma amostra sem viés.
d) Se a amostra for viesada nao se pode fazer inferencia estatística.