A função é h = ho + Vot - gt2/2, onde g é a aceleração da gravidade e vale aproximadamende 9,8 m/s2, h é a altura, ho é a altura inicial e Vo a velocidade inicial.
O Conteúdo é Movimento Uniformemente Variado
Espero ter ajudado!
Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, por favor, entre em contato pelo Whatsapp (35)99905-1953
Obrigado
CAMILA, em qualquer chute com a bola parada (apenas inicialmente, antes do chute, mas com velocidade inicial no momento do chute) no chão (tais como pênalti, falta e tiro de meta) que não seja rasteiro e admitindo aproximações físicas comuns (força de resistência do ar de módulo desprezível) para trabalharmos na situação ideal (ar = aproximadamente o vácuo) a mesma percorrerá SEMPRE uma trajetória PARABÓLICA (GRÁFICO DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU), pois esse movimento (LANÇAMENTO OBLÍQUO) é resultante da composição de um M.R.U. (movimento retilíneo uniforme, ou seja com velocidade constante) NO EIXO X com um M.R.U.V. (movimento retilíneo uniformemente variado, ou seja, com aceleração constante, igual a = - g = - 9,8 m / ( s elev a 2 ), módulo médio da gravidade na superfície da Terra) NO EIXO Y. A função quadrática (do segundo grau) resultante da composição dos 2 movimentos é a seguinte abaixo:
Y = ( tag @ ) . X - ( g / ( 2 . ( ( V0 ) elev a 2 ) . ( ( cos @ ) elev a 2) ) ) . ( X elev a 2 )
O CONTEÚDO ENVOLVIDO NO ENUNCIADO É DISTRIBUÍDO EM DOIS RAMOS; FÍSICA (MECÂNICA - CINEMÁTICA VETORIAL - LANÇAMENTO OBLÍQUO) E MATEMÁTICA (FUNÇÕES QUADRÁTICAS).
Bom dia, Camila!
A interdisciplinaridade da matemática com a física nos diz que essa função será modela por uma função quadrática! Perceba que a trajetória da bola é uma parábola.