Para determinar o subespaço gerado pelos vetores , e , você pode usar a combinação linear desses vetores, como você já começou.
O subespaço gerado por pode ser expresso como:
Isso gera o sistema:
Para entender melhor o subespaço, uma boa abordagem é colocar esses vetores em uma matriz e, em seguida, escaloná-la para ver a sua linearidade e determinar a dimensão do espaço gerado por eles.
Vamos construir a matriz dos vetores como colunas:
Agora, vamos escalonar essa matriz. Para fazer isso, vamos realizar operações elementares nas linhas:
Com essa matriz escalonada, podemos ver que as 3 colunas formam um conjunto linearmente independente, o que significa que os vetores são linearmente independentes e o subespaço gerado por eles em é o próprio espaço .
Portanto, o espaço gerado por e é .
Resumindo, você escalonou a matriz formada pelos vetores para entender sua linearidade. Essa é uma abordagem eficiente e geralmente a preferida, pois revela a dimensão do espaço gerado e a relação entre os vetores.
Oi, Laura. Não tem uma forma ideal, depende de como você está mais acostumada a fazer. Quem exercita bastante já consegue bater o olho e ver se fica mais rápido por sistema ou escalonando. Pra mim dá no mesmo, as coisas que você vai fazer na matriz (somar linhas, multiplicar por -1, -2, etc) você também faz no sistema... Bom, vejamos aí esse caso. O objetivo é colocar cada escalar a , b e c como função de x, y e z. Então você escreve:
2a + 6b + 2c = x
-2a + b = y
4b -4c = z
De cara você vê que 2a e -2a podem se cancelar numa soma de linhas. Procurando um pouco mais, você vê que o 2c(1ª equação) pode se cancelar com o -4c (3ª equação) se você dividir a 3ª equação por 2. Então fica:
2a + 6b + 2c = x
-2a + b = y
2b - 2c = z/2
Somando as três equações, a e c vão ser cancelados e conseguimos isolar o b:
9b = x + y + z/2 --> b = x/9 + y/9 + z/18
Beleza, já temos b em função de x, y e z, agora só faltam a e c. Pegando a 2ª equação - que é mais simples - e substituindo o valor de b, temos:
-2a + b = y
-2a = y - b
-2a = y - (x/9 + y/9 + z/18)
-2a = -x/9 + 8y/9 - z/18
a = x/18 - 8y/18 + z/36 --> a = x/18 - 4y/9 + z/36 ***editando aqui porque eu tinha esquecido do sinal negativo de -2****
Agora você pode pegar outra equação (a 3ª, por exemplo) para encontrar o valor de c em função de x, y e z:
4b - 4c = z
4c = 4b - z
c = b - z/4
c = x/9 + y/9 + z/18 - z/4
c = x/9 + y/9 - 7z/36
Logo, o subespaço S gerado pelos vetores v1, v2 e v3 é:
S = { (x/18 - 4y/9 + z/36)v1 +( x/9 + y/9 + z/18)v2 + (x/9 + y/9 - 7z/36)v3}
Você ainda pode escrever isso de maneira mais "elegante", colocando termos comuns em evidencia. ;-)
Espero ter ajudado!