- Uma vez que o colágeno do tipo reticulina é o principal constituinte da fibra reticular, qual variante do colágeno constitui as fibras colágenas?
- Uma vez que o colágeno do tipo reticulina é o principal constituinte da fibra reticular, qual variante do colágeno constitui as fibras colágenas?
- Qual a proporção distributiva de microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos nos diferentes compartimentos celulares (núcleo, citoplasma... )?
- Por predominar célula sobre matriz, o tecido adiposo se assemelha mais ao tecido conjuntivo frouxo do que ao denso?
- Existe uma denominação para o processo de dissolução da gota de gordura pelo xilol, no preparo da lâmina histológica?
- Qual a razão evolutiva da predominância de tecido adiposo unilocular/branco em adultos?
- Os triglicerídeos, absorvidos pelas células epiteliais do intestino delgado, são transportados para o fígado e adipócitos somente via quilomícrons, ou há transporte de sua forma livre no plasma sanguíneo?
- Qual (ais) organela (s) das células epiteliais do intestino delgado é responsável pela síntese do quilomícron? O que provoca o início dessa síntese, ou seja, qual é o sinalizador químico que estimula esse processo?
- Qual é o receptor de membrana, para glicose, encontrado nos adipócitos? GLUT-4?
- Após a quebra dos quilomícrons, pela lipase lipoprotéica, e internalização dos triglicérides e glicerol, qual o destino dos fosfolipídeos e proteínas que antes constituíam esses quilomícrons?
- Se 1 unidade de lipídeo fornece mais energia que a mesma quantidade de glicose ou proteína, qual o motivo do organismo, sob estresse orgânico, opta para efetuar primeiramente a quebra de glicose para depois, e se necessário, utilizar as reservas de gordura?
- O adipócito, por sintetizar o hormônio leptina, pode ser considerado uma glândula endocrina?
- No tecido muscular estriado esqueletico, como foi convencionada a borda externa da banda H?
- A actina, proteína contrátil dos músculos, é constituída por quais aminoácidos? Há possibilidade de ocorrer um erro na codificação dessa proteína, processo de tradução ou transcrição? Se existe, essa modificação determina um quadro patológico?
- A partir de qual sinal ocorre a mobilização do ATP da miosina, a fim de que sua quebra produza energia suficiente para que a cabeça da miosina deslize sobre a dupla fita de actina, possibilitando a contração muscular? Seria a aderência da troponina, subunidade I, na actina? Ou o estímulo nervoso recebido na placa motora?
- O tecido muscular estriado esqueletico possui 4 proteínas responsáveis pela contratilidade das fibras. O tecido muscular estriado cardíaco e o tecido muscular liso possuem apenas 2 dessas proteínas O músculo esquelético é de estimulação voluntária, ao contrário dos demais tecidos musculares que agem involuntariamente. Essas informações podem se relacionar, de modo a constituir uma lógica de causa e consequência?
- Acerca da regeneração do tecido muscular estriado esquelético, gostaria que você disponibilizasse não somente artigos que defendam a teoria na qual as células satelites são as responsáveis por essa recuperação, como também informasse sobre as outras hipóteses levantadas para explicar a capacidade de regeneração desse tecido.
- Acerca da ocorrência de um infarto agudo do miocárdio, a substituição de cardiomiócitos por fibroblastos (células imaturas, jovens) não afetaria a função das junções intercalares, uma vez que entende-se que células jovens são inativas? Se sim, como se explicaria a permanência da condução do estímulo nervoso?
- As células musculares lisas possuem qual tipo de receptor extracelular? Alfa, beta...
- Como um nervo, morfologicamente, pode atuar na condução motora e sensitiva simultaneamente? Considere o nervo musculocutâneo, por exemplo, responsável pela motricidade da porção anterior do braço e pela sensibilidade da região ânterolateral do antebraço. Não consigo entender a dinâmica da condução nervosa.
SEI QUE SÃO MUITAS DÚVIDAS...MAS HISTOLOGIA PARA MIM É UM BICHO DE 7 CABEÇAS...