Quando aprendemos , nosso neuronio faz sinapse com outro neurõnio. O primeiro neuronio que liga em outro ( o segundo neuronio) neuronio para fazer a sinapse é um neuronio especifico ( ex: um neurônio isolado , sem nehuma ligação com outro neuronio) ou um neuronio qualquer ( ex: que faz sinapse com outro , mas que pode fazer também com outro para a informação de nova aprendizagem) ? E o segundo neuronio que liga com o primeiro para fazer a sinapse também tem que ser um específico ( um neurônio isolado , sem nehuma ligação com outro neuronio) ou pode ser um qualquer ( que ja faz ligação com outro. ex: fazl igação com outro qualuquer genrado uma memoria , trauma , algo aleatorio ) ?
Agradeço muito se um professor/especialista reponder minha pergunta!Muito obrigado!!!
Os neurônios são células excitáveis, ou seja, conseguem responder a estímulos com modificações da diferença de potencial elétrico na membrana celular. A modificação desse potencial pode propagar-se pela membrana, fenômeno conhecido como impulso nervoso. resumindo, os neurônios só podem se ligar quando ocorre a afinidade em sua função, seu tipo e por sua estrutura
Durante a aprendizagem, é possível que diferentes tipos de neurônios estejam envolvidos na formação de novas sinapses. Em geral, os neurônios que fazem a primeira conexão para formar uma nova sinapse podem ser específicos ou não, dependendo do tipo de informação que está sendo processada e da rede neural envolvida. Por exemplo, em algumas situações, pode ser necessário que um neurônio específico se conecte a outro para iniciar a formação de uma nova sinapse, enquanto em outras situações um neurônio qualquer pode realizar essa conexão.
Já em relação ao segundo neurônio, que recebe a conexão do primeiro neurônio para formar a sinapse, também pode ser específico ou não. Novamente, isso depende do tipo de informação que está sendo processada e da rede neural envolvida. Em alguns casos, um neurônio específico pode ser necessário para formar uma conexão mais forte e específica para uma determinada informação, enquanto em outras situações um neurônio qualquer pode ser capaz de realizar essa conexão de forma eficiente.
Em geral, o processo de formação de sinapses e aprendizagem é muito complexo e envolve a interação de muitos neurônios e redes neurais. É importante lembrar que a forma como a informação é processada e armazenada no cérebro é muito dinâmica e pode mudar ao longo do tempo, à medida que novas informações são aprendidas e novas sinapses são formadas.