Quais são os fatores envolvidos com a geração do potencial de repouso neuronal (-70mV)?
Olá, Larissa! Bem, primeiro é importante destacar que esse valor de potencial de repouso para neurônios varia muito de autor para autor. Por exemplo, o Guyton traz o valor de referência com sendo de - 90 mV. Contudo, independentemente do valor de referência utilizado, os fatores envolvidos em sua manutenção são basicamente os mesmos.
Lembre-se de que o valor do potencial de membrana (ou potencial de repouso, tanto faz) corresponde à diferença entre o potencial intracelular e o extracelular e essa diferença é variável entre as diversas células do nosso corpo, mas o meio intracelular é sempre negativo e o extracelular é positivo. E por que isso acontece?
Além de, no interior das células, termos uma ampla variedade de proteínas de cargas negativas, é preciso lembrar da atuação da bomba de sódio e potássio. Essa bomba, ao expulsar 3 moléculas de sódio (Na+) e captar 2 moléculas de potássio (K+), acaba criando um gradiente eletroquímico “mais negativo” no interior das células, visto que 3 cargas positivas estão sendo perdidas e apenas 2 cargas positivas estão sendo repostas no interior dos neurônios.
No entanto, a bomba de Na+/K+ só contribui de maneira indireta para o potencial de repouso da membrana, ao manter, através da membrana celular, os gradientes de Na+ e K+. O que é mais significativo para a geração do potencial de repouso são os potenciais de difusão dos íons sódio e potássio, haja vista que a contribuição eletrogênica direta da bomba (3 Na+ bombeados para fora da célula para cada 2 K+ bombeados para dentro da célula) é pequena.
E o que seriam os potenciais de difusão? Bem, como acredito que já saiba, nossa membrana plasmática é recheada de diversos canais para o transporte de íons. Entre esses canais, existem aqueles especializados para o transporte de potássio e aqueles especializados para o transporte de sódio. Em uma situação de repouso, os canais para potássio estão mais abertos que os canais para sódio, assim, pelo gradiente eletroquímico desse íon, ele possui a tendência de sair da célula, o que a faz perder cargas positivas (logo, deixando o citosol mais negativo que o meio externo). Paralelamente, os canais de sódio estão mais fechados numa situação de repouso e, por isso, poucos íons sódio, seguindo seu gradiente de eletroquímico, são capazes de entrar na célula. Por causa disso, o meio intracelular é mais negativo que o meio extracelular, já que perde íons positivos pelos canais abertos de potássio e não tem força o suficiente para repô-los pelos canais de sódio.
Espero que a resposta tenha ficado clara… Caso não, pode entrar em contato comigo!
.dfd