Com o objetivo de promover a reprodução de certo vírus bacteriófago, um estudante incubou um vírus em meio de cultura esterilizado, que continha os nutrientes necessários para o crescimento de bactérias:
(A)Ocorrerá a reprodução do vírus? Por que?
(B) O meio de cultura utilizado para o crescimento destas bactérias foi um meio de cultura definido. Paulo, estagiário responsável por preparar este meio, ficou na dúvida se ele precisava pesar todos os componentes do meio ou se poderia incluir compostos no qual não sabe muito bem a definição como extrato de levedura ou peptona. Para você, Qual deve ser a atitude de Paulo?
A. Sim. Porque um vírus bacteriófago sobrevive a partir de bactérias, ou seja tem a capacidade de infectar uma bactéria, multiplicar-se e liberar outros vírus. Desse modo, os vírus só se multiplicam em meios de cultura associado a células vivas, como no meio apresentado na questão.
B. Paulo deve manter os ingredientes já padronizados com a quantidade exata de cada um, visto que a maioria dos vírus é capaz de infectar tipos celulares específicos de uma única espécie de hospedeiro. Desse modo, o meio padronizado permite o crescimento de bactérias nas quais os vírus podem infectar e uma mudança de meio, pode não permitir o crescimento dessas bactérias e assim, os vírus não teriam hospedeiro para sobreviver.