A capsula é uma estrutura de consistência viscosa, presente próxima a parede celular de algumas bactérias, geralmente as patogênicas. Uma das principais funções da cápsula é favorecer a adesão das bactérias, ao substrato. Cite e explique outras duas possíveis funções da cápsula.
Resistência à digestão pelos fagócitos, visto que a cápsula está firmemente aderisa à parede celular e assim, atua como uma proteção. Além disso, a cápsula pode atuar como um estoque de energia, assim, quando certas bactérias estiverem necessitando de uma fonte de nutrição elas podem degradar a cápsula e utilizar seu açúcar.
De acordo com o Livro Microbiologia Médica, do Murray 7ª edição, a cápsula bacteriana, além do supracitado, é fator de virulência, aumentando assim a capacidade de uma determinada bactéria causar uma patologia. A cápsula protege ainda a célula bacteriana de ser fagocitada por células do Sistema imune, como os macrófagos, e protege a bactéria contra aperda de água.
A cápsula bacteriana é composta de polissacarídeos e está aderida à parede celular, e junto com a camada limosa da bactéria formam um BIOFILME, que confere à bactéria resistência á dessecação (que é um método de retirada de água dos microrganismos, logo ela é resistente a esse método físico de eliminação), facilita a adesão, e é anti-fagocitária (resistente às proteínas opsonizadoras do Sistema Complemento imunológico, lembrando que bactérias encapsuladas só são eliminadas no BAÇO, e as de maior importância clínica são Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae B e Neisseria meningitidis).