1- R.S, 80 anos, não encontra-se totalmente alerta, caindo no sono quando não é estimulado durante a interação. Paciente acorda ao ser chamado com tom de voz normal, mas parece sonolento com pensamento lento e confuso, respondendo, porém, de forma apropriada aos estímulos.
a) Alerta.
b) Letárgico.
c) Obnubilado.
d) Estupor.
e) Coma.
2- De acordo com a nova Escala de Glasgow (2018), analise o caso a seguir:
R.A.Y.S, 25 anos, sexo masculino, admitido na emergência devido a projeção do assento do passageiro de um carro em alta velocidade em um acidente automobilístico há certa de 20 minutos. Paciente não apresenta movimentos oculares, verbais ou motores espontâneos, nem em resposta aos comandos verbais. Quando estimulado, o paciente abre os olhos e emite apenas sons incompreensíveis. Os membros superiores presentam flexão anormal também. Glasgow=6 pontos (O1V2M3). Durante a avaliação pupilar, verificado que paciente não apresenta nenhuma reação pupilar a luz aos testes, gerando uma pontuação de reatividade pupilar iguala 2.
Considerando a nova Escala de Coma de Glasgow, neste caso, após a avaliação da reatividade pupilar quanto o paciente pontuaria?
a) 4 pontos.
b) 6 pontos.
c) 15 pontos.
d) 8 pontos.
e) 2 pontos.