Olá, boa tarde à todos... O caso em questão, é do meu pai... Ele teve há alguns anos atrás, câncer na língua, e por conta do tratamento de radioterapia acabou perdendo todos os dentes da boca. Hoje, meu pai só consegue se alimentar através de caldos e alimentos líquidos, pois as próteses nunca ficam eficientes para que ele utilize para mastigação... Segundo odontologistas da região, por o tratamento de radioterapia comprometer a estrutura óssea do local, será muito arriscado o implante de uma prótese por pinos, e todos se recusam a fazer tal procedimento... A minha questão é, se existe alguma forma ou alguma metodologia de próteses para que meu pai possa se submeter para voltar a ter uma vida normal, e conseguir se alimentar novamente de sólidos... Agradeço desde já pessoal, quem puder ajudar nessa questão, serei muito grato!
Olá Edson. Realmente é um tema controverso a instalação de implantes dentários em pacientes que foram submetidos à radioterapia.
Fatores de risco incluem qualidade e quantidade de osso alterados, tabagismo, presença de alterações sistêmicas e irradiação na região de cabeça e pescoço. A irradiação provoca alterações vasculares (diminuição da quantidade de vasos), o que gera uma falta de sangue na regiao com consequente falta de oxigênio na região . Tudo isso gera também uma alteração nas celulas responsáveis pelo chamado "turn-over "ósseo (processo biológico equilibrado que constantemente reabsorve e forma osso). Estudo identificaram que há uma alteração em células reponsáveis pela reabsorção (osteoclastos). Essas alterações no metabolismo e na qualidade ósseo tornam dificeis a osteointegração (superficie do implante se integrar ao osso). Além disso em regiões de tecidos ósseos irradiados há uma dificuldade de cicatrização, não só em casos de cirurgias para instalação de implantes como em qualquer outro procedimento invasivo na região. Existe a possibilidade de realização do implante acompanhado com terapia em camara hiperbárica (isso estimularia o crescimento celular na região) mas não há ainda estudos conclusivos. Infelizmente é uma limitação da odontologia. A decisão de operar (instalar os implantes) ou não deve ser tomada em conjunto pelo oncologista / implantodontista e depende de varios fatores como a dose e tempo de irradiação, estadiamento clínico e tipo do tumor, dentre outros fatores. Enfim, tentei aqui esclarecer os motivos pelos quais os colegas preferem não operar. Espero que tenha ajudado.