qual a diferença de cromossomos para centríolos?
Cromossomos consistem no grau mais alto de condensação/espiralização/"enovelamento" do material genético, que estão presentes principalmente quando a célula está no processo de divisão celular. Na fase de intérfase, quando a célula não está se dividindo, é mais comum que nós chamemos a organização do material genético como "cromatina", que consiste na união entre DNA com proteínas histonas.
Os centríolos são estruturas localizadas no citoplasma, dentro das regiões organizadoras de micrótubulos (também chamada de centrossomo). A partir destes, os microtúbulos - elementos do citoesqueleto - se polimerizam, "se projetam", como se fossem teias de aranha em construção.
Durante a metáfase, os cromossomos alcançam seu maior grau de condensação e se alinham na placa equatorial da célula (o meio da célula) e os microtúbulos se projetam a partir dos centros organizadores de microtúbulos (centrossomos), os quais contêm contendo centríolos, para se "encaixarem" nos cromossomos. Mais especificamente, os microtúbulos se encaixam na porção do cromossomo conhecida como centrômero.
Um cromossomo ou cromossoma é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes (sequências de bases que codificam proteínas), e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células de qualquer ser vivo. Está intimamente relacionado à determinação do sexo e herança genética. Muitas células características dos corpos dos eucariontes apresentam pares de cromossomos, condição denominada de diplóide (2n), tal como as células somáticas em humanos com 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos, enquanto as células gaméticas apresentam apenas uma cópia de cada cromossomo, ou seja, 23 cromossomos no total, condição haplóide (n).
Os centríolos encontram-se na maioria das células eucarióticas dos animais, incluindo humanos, constituídos por nove túbulos triplos de proteínas, ligados entre si, formando um tipo de cilindro, com função de auxiliar na distribuição dos cromossomos durante as divisões celulares.