Formação Continuada Para Coordenadores Pedagógicos.7
Pense nas seguintes questões e responda: quais são as variáveis facilitadoras para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola? Que tipos de contribuições você professor pode dar. Que facilidades e que dificuldades antecipa e como buscaria enfrentá-las? Como utilizar o PPP como um processo de aproximação da escola com a comunidade? Como traduzir os anseios e desejos dessas pessoas para o PPP? Quais os meios utilizados para divulgar para comunidade o PPP? Quais são as etapas relevantes que devem estar contempladas no PPP? Qual a periodicidade da avaliação do PPP?
Caríssima Beatriz!
Meu conceito de PPP remete a uma visão de uma educação integradora, responsável e dinâmica. Portanto as variáveis facilitadoras para a elaboração do PPP estão focalizadas em: a) Definir com a proposta de valor para a Escola; b) Estabelecer as competências que se ajustam a proposta de valor; e c) Elaborar o itinerário formativo para os alunos da escola. Sobre as demais perguntas, elas estariam respondidas nos desdobramentos dos apontamentos acima. Quando você define uma proposta de valor para a ecola a comunidade, o seu entorno e suas matizes culturais irão apresentar as capacidades e as dificuldades por que terão que deparar para integrar e dinamizar o conteúdo de sua formação. Assim que fizerem esse primeiro exercício deverão traduzir em diretrizes os anseios e os desejos de alunos, professores e os demais componentes antropológicos do local que se instalou a escola. Chega a hora de no seu plano de trablaho definir as competências a serem buscadas como resultado da aprendizagem, bem como o itinerário formativo que possibilitará que visualize as etapas relevantes e não relevantes para que o sujeito-aprendiz possa se tornar um sujeito ou um individuoação em sua atividades como pessoa, como ser humano e ser profissional. As revisões de um PPP precisam estar atreladas as avaliações sistemáticas e aos feedbacks que alunos, professores e o entorno da escola (comunidade) fazem. Seus resultados devem sempre estar dinamicamente ser objeto de estudos e de questionamentos que levem a identificar a evolução necessária para as pessoas e para o contexto cultural e antropológico da escola.
Espero ter contribuido com suas dúvidas.
Grato
Nilson Carlos Stefani Violato - Pedagogo, diretor e ator de tetaro e mestre em educação.
Olá Beatriz! Respondi 3 perguntas
quais são as variáveis facilitadoras para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola?
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no âmbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados, e também pode ser conduzido de outras maneiras - como a participação individual, grupal ou plenária. A finalização do documento também pode ocorrer de forma democrática - mas é fundamental que um grupo especialista nas questões pedagógicas se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade às propostas. É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazos (esses itens devem ser decididos com muito cuidado, já que precisam ser válidos por mais tempo).
fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/799/8-questoes-essenciais-sobre-projeto-politico-pedagogico
Como utilizar o PPP como um processo de aproximação da escola com a comunidade? Quais os meios utilizados para divulgar para comunidade o PPP?
É muito comum que o plano de intenções - que deve ser o objetivo maior e o guia de todo o resto - não fique claro para os participantes e que isso só se perceba no decorrer de seu processo de implantação. Outro aspecto frequente é que os meios e as estratégias para chegar aos objetivos do projeto pedagógico se confundam com ele mesmo - por exemplo, que a pontualidade nas reuniões ganhe mais importância e gere mais discussões do que o próprio andamento desses encontros. Um processo democrático traz situações de divergência para dentro da escola: os atores têm diferentes compreensões sobre o que é de interesse coletivo. Por isso, é preciso estabelecer um ambiente de respeito para dialogar e chegar a pontos de acordo na comunidade. Outro ponto que gera problemas é a confusão com o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) - documento que guia municípios e instituições a desenvolver objetivos e estratégias para melhorar o acesso, a permanência e os índices de aprendizagem das crianças.
fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/799/8-questoes-essenciais-sobre-projeto-politico-pedagogico