Bom dia.
Eu defenderia a tese no que diz respeito à profissionalização, à valorização que perpassa pelos salários e pela qualificação, às questões sociais principalmente quanto ao papel do professor na sociedade atual que precisa lidar com a violência/discriminação/preconceitos/crenças sem nunca desviar de seu caminho que é fazer a diferença na vida dos seus alunos porque se ele não tiver isso como norte, não será professor. Será apenas um instrutor. Mas, cuidado para não divagar e se perder no caminho, uma vez que é um assunto muito amplo. Precisas focar, também, o nível a ser abordado (se no nível da educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior) porque as abordagens serão diferentes já que o público é diferente.
Espero ter auxiliado.
Olá, em relação ao que foi solicitado, o tema “comportamento do professor em sua realidade”, é muito vasto e complexo, por isso é importante deixar claro que a proposta do trabalho está muito vaga. Além disso, e já entrando em possibilidades de análise, há algumas possibilidades de abordagem, tais como: 1) a realidade da violência (física, verbal ou patrimonial) que permeia a vida dos professores nas escolas de grandes metrópoles ou nas periferias; 2) a realidade da falta de condições de trabalho, por falta de material físico, por sala superlotadas ou por falta de apoio da comunidade escolar (família, diretoria, funcionários, etc.); 3) a realidade das condições (físicas, de apoio pedagógico, de participação familiar) de escolas públicas ou particulares; 4) a realidade da condições físicas, de infraestrutura e didático-pedagógica; 5) a realidade da indisciplina (pelo desinteresse dos alunos, pela falta de participação familiar, pela omissão da escola, etc.
Há, ainda, uma parte importante do seu trabalho, que é a produção do material escrito, isto é, de artigo. Para redigir um bom artigo, sugiro a leitura de [https://blog.kanitz.com.br/escrever-artigo/]. E você ainda precisa apresentar uma boa tese (escolha uma que lhe agrada ou uma daquelas que estão acima); organizar o texto em uma sequência lógica de argumentação (sugiro que descreva as motivações que te levaram à escolha a tese e as observações ou leituras que reforçam sua tese) e, por fim, fundamentar teoricamente (encontre autores e obras alinhados com suas observações e com suas conclusões).
Bom trabalho!