QUAL A MELHOR MANEIRA PARA RESOLVER UM CONFLITO? É POSSÍVEL ENVOLVER OS PROFESSORES NA RESOLUÇÃO E MELHORIA DESSES CONFLITOS? COMO? DE QUE MANEIRA A PEDAGOGA ESCOLAR PODERÁ INTERVIR NESTA SITUAÇÃO?
Para Fund 1 - Cantinhos pedagógicos. Tatame de EVA colorido espalhadas pelo pátio.
Cada um com um jogo, brinquedos diferentes. Para os do Fund 2 , os cantinhos precisam ser com jogos como Uno, dominó, xadrez.
Funciona de vdd. Experiência com intervalos com mais de 150 alunos por vez.
As atividades precisam ser pensadas conforme o gosto dos alunos e faixa etária.
É preciso conscientizar os alunos do quanto conflitos são nocivos, então, a pedagoga precisa estar sempre conversando e ouvindo a turma para mapear o problema, para o momento do intervalo atividade e jogos dirigidos podem ajudar muito , elaboração de uma gincana própria para a idade dos alunos , com o auxílio de toda a equipe de professores, cada um usando suas habilidades para manter os alunos naquela atividade ou tarefa .
Utilize das dinâmicas da educação física para um grupo de alunos, já a professora de educação artística pode montar uma oficina com uma temática positiva . (Ex. Nossa escola com mais risos Etc) Jogos lúdicos também caso a escola possua recursos imediatos .
É necessário reunir os alunos envolvidos, perguntar o que aconteceu e pedir que eles relatem o ocorrido, para que assim eles sintam que seus sentimentos tem importância; depois você explica o porquê que a atitude dos envolvidos é errada, dizer que está decepcionada com eles e pedir que melhorem seu comportamento e se desculpar com o outro, pois o aluno precisa entender que tudo se resolve na base do diálogo e que ele precisa respeitar o outro ,para então, também ser respeitado.