A distinção entre integração e inclusão na educação especial é fundamental para entender como as práticas educativas podem ser efetivas para atender às necessidades de indivíduos com deficiências ou dificuldades. Vamos explorar as principais diferenças entre esses dois conceitos:
### Integração
1. Definição: A integração refere-se à colocação de alunos com deficiência em escolas regulares, mas em ambientes separados ou em classes específicas. Nesse modelo, o aluno é "integrado" ao sistema escolar, mas não necessariamente se torna parte ativa da comunidade escolar.
2. Foco: O foco está na adaptação do ambiente escolar para receber o aluno, respeitando suas limitações, mas a ênfase muitas vezes recai sobre a adequação do aluno ao sistema existente.
3. Prática: Alunos com deficiência podem participar de algumas atividades com estudantes sem deficiência, mas continuam a ter um suporte separado, o que pode levar a uma interação limitada.
4. Percepção: O modelo de integração muitas vezes é visto como uma forma de tolerância, onde a presença do aluno com deficiência é permitida, mas não necessariamente promovida ou valorizada.
### Inclusão
1. Definição: A inclusão vai além da simples presença de alunos com deficiência nas escolas regulares. Ela busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, participem plenamente da vida escolar e da comunidade, trabalhando em ambientes de aprendizagem colaborativa.
2. Foco: O foco está na adaptação do currículo, pedagogia e cultura escolar para atender às diversas necessidades de todos os alunos. A ideia é criar um ambiente educacional que aceita e valoriza a diversidade.
3. Prática: Alunos com e sem deficiência aprendem juntos em um ambiente de sala de aula, colaborando e interagindo como parte integrante de uma comunidade de aprendizagem.
4. Percepção: A inclusão é vista como um direito e um valor, promovendo a aceitação e a celebração das diferenças. A ênfase é sobre a valorização e o respeito mútuo entre todos os alunos.
### Considerações Finais
Em resumo, a integração se concentra na adaptação do aluno ao sistema, enquanto a inclusão busca transformar o sistema para que ele atenda a todos os alunos, promovendo um ambiente verdadeiramente diversificado e acolhedor. A inclusão é geralmente considerada a abordagem mais eficaz e desejável na educação especial, pois procura não apenas acomodar, mas também integrar e valorizar todas as vozes e habilidades na sala de aula.
Integração o aluno adpta-se à sociedade e inclusão a sociedade é quem adpta-se ás necessidades do indivíduo.
Integração é o ato de integrar, de colocar-se junto, porém sem que as necessidades sejam supridas, a inclusão é o ato de incluir, dos sujetos estarem presentes socialmente e se sentirem incluidos dentro do processo, respeitando suas necessidades.