A adaptação curricular no Brasil é entendida a partir de duas persperctivas: adaptações curriculares de pequeno porte e adaptações curriculares de grande porte. No sentido mais amplo, de acordo com Aranha (2005,p.8);
[...] Adaptações Curriculares, portanto, são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a facorecer a todos os alunoss, e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais: ao acesso ao currículo, a participação integral, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível, a consideração e o atendimento de suas peculiaridades e necessidades especiais no processo de elaboração: do plano municipal de educação, no projeto pedagógico da unidade escolar, do plano de ensino professor.
Pergunta:
A) Há distinção entre as duas? Se há, explique a diferença.
Aplicações de mudanças curriculares de grande porte são aquelas que se tratam de ações que refletiram de maneira mais impactanet no contexto escolar, por longo prazo. Por exemplo: Mudanças nos métodos de avaliação semestral.
Já as mudanças de pequeno porte são aquelas que trazem as mudanças a curto prazo e não geram grandes impactos na comunidade escolar. Por exemplo: grade de horários.
Oi, Kellen, bom dia!
Respondendo a sua pergunta de tantos anos atrás...
adaptação de grande porte - requer modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, fugindo assim da área de atuação específica do professor.
adaptação de pequeno porte - estas, já são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular.
Espero que tenha ajudado, beijos