Como se deu o desenvolvimento das ciências humanas a partir da segunda metade do século XIX e o início do século XX?
O espírito científico no século XIX e ainda na primeira metade do século XX foi dominado
pela idéia de Evolução, que se estendeu no campo do conhecimento biológico, onde foi formulada como hipótese para a explicação da transformação e diversificação dos seres vivos.
Especificamente no campo da educação, a concepção de desenvolvimento da criança predominante no século XX tem seus fundamentos na produção científica sobre os processos de desenvolvimento humano aqui destacada. Por um lado, nas investigações psicométricas, o conceito de idade mental e a construção dos testes de QI, por Binet e Simon (1911), sustentam-se no trabalho de Quetelet. Este, ao formular o conceito de average man e propor a utilização de estatísticas comparativas no estudo dos fenômenos humanos, tornou possível a construção de escalas padrão do desenvolvimento intelectual, com medição de grandes populações, como a população escolar.
Espero ter ajudado.
Prof Márcia Souza
A partir do século XIX a ciências humanas foram guiadas por ideias gerais nas outras ciências, muito marcadas pelo positivismo e pelo processo do método científico, procurando encontrar leis gerais para a relação sociedade-indivído, provas para o processo de verificação dos resultados de uma hipótese inicial. Desse modo e partir desses processos as ciências humanas poderiam declarar-se como ciências.